Maior vitrine de cachaça em Minas deve gerar R$ 30 milhões em negócios

Evento de quinta (4) a domingo em BH expõe também iguarias da gastronomia mineira e cerveja artesanal

O mais famoso destilado brasileiro é a estrela principal do evento, que vai reunir 250 expositores e mais de 2 mil produtos de quinta-feira (4) a domingo (7) em Belo Horizonte, com a promessa de atrair ao menos 20 mil visitantes e gerar cerca de R$ 30 milhões em negócios. 

A 33ª edição da Expocachaça vai unir as cadeias produtivas da bebida e também da cerveja artesanal. Nos estandes, espaço também para gin, queijo, azeite, doçaria mineira, equipamentos e serviços voltados para os dois setores. Com apoio do Sebrae, pequenos produtores da agroindústria mineira terão oportunidade de comercializar itens e turbinar o faturamento com a valorização da produção artesanal e ampliação do acesso ao mercado consumidor.

“A Expocachaça é um dos eventos mais importantes do setor e oferece visibilidade para que os pequenos produtores exponham suas marcas, estabeleçam contatos comerciais e conquistem novos clientes”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva. “Além de promover a cachaça artesanal, a feira também é uma vitrine para a diversidade e a qualidade dos produtos mineiros, destacando-se como uma oportunidade para valorizarmos ainda mais a origem das iguarias gastronômicas produzidas em Minas”, acrescenta. 

No estande “Origem Minas”, produtos típicos da gastronomia do Estado, entre eles, cafés especiais, doce de leite, mel, queijos artesanais, antepastos, molhos e geleias. Haverá ainda as tradicionais cachaças produzidas nos alambiques da região do Cerrado Mineiro e nos municípios de Dores do Turvo e Barbacena, na Zona da Mata, e Alvinópolis, no Centro do Estado. Os produtos têm em comum o fato de serem artesanais, de alta qualidade e feitos por pequenos produtores mineiros que participam do projeto Origem Minas. 

Continua após a publicidade

O projeto do Sebrae tem como objetivo fomentar o desenvolvimento, a competitividade e diferenciação das micro e pequenas empresas do agronegócio e da gastronomia de Minas por meio da capacitação, regularização, promoção e apoio no acesso a mercados para agroindústrias e pequenos empreendimentos rurais. Produtores recebem orientações estratégicas, treinamentos e consultorias que os preparam para enfrentar os desafios do mercado. 


Nesta edição da Expocachaça, o Sebrae Minas também vai apoiar produtores de 30 marcas de cachaças produzidas na Região de Salinas, no Norte de Minas. “A ação faz parte das estratégias do Sebrae Minas para promover a origem da Região de Salinas, valorizando a sua cultura, seus produtores e suas cachaças artesanais. A intenção é difundir um produto autêntico, de qualidade premium e experiência única”, explica Marcelo Silva.

Famosa pela qualidade de suas cachaças, em 2012, a região de Salinas foi reconhecida pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) como Indicação Geográfica (IG), na modalidade Indicação de Procedência (IP), um reconhecimento à origem e à qualidade única do produto, similar ao que ocorre com vinhos e queijos em outras partes do mundo. 

Continua após a publicidade

O título não só reforça a reputação das cachaças de Salinas, mas também agrega valor e competitividade aos produtos no mercado nacional e internacional.

Além de apoiar a participação em feiras e eventos do setor, o Sebrae Minas ainda oferece aos produtores de cachaça de Salinas capacitações e consultorias gerenciais. Também desenvolve o projeto de reposicionamento mercadológico, beneficiando diretamente os produtores e fortalecendo toda a cadeia produtiva da cachaça na região.

Serviço:
De 4 a 7 de julho, de 12h a meia-noite
Local: Centerminas Expo – Rua Pastor Anselmo Silvestre, 1495 - Dom Joaquim - BH/MG

Continua após a publicidade
Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!