Projeto da prefeitura de Ibirité prevê gratuidade no transporte coletivo; texto tramita na Câmara

O transporte público de Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, pode se tornar totalmente gratuito. É o que prevê o Projeto de Lei (PL) 008/22, de autoria da prefeitura, encaminhado para a Câmara Municipal. Nesta segunda-feira (27), a proposta da chamada tarifa zero segue sob análise do jurídico da Casa Legislativa. 

O texto ainda precisa passar pelas Comissões de Constituição, Cidadania e Justiça (CCJ) e de Transporte para ser apreciada em primeiro e segundo turno pelos vereadores. 

Segundo o prefeito Wiliam Pereira (Avante), "qualquer pessoa poderá embarcar em quantas linhas municipais desejar para se deslocar pela cidade, sem pagar qualquer valor".

Conforme o chefe do Executivo, a proposta foi elaborada a partir de estudos e diálogos com a população e com a empresa licitada para operar as linhas municipais, a Sidon. "Conseguimos chegar a um consenso, que não vai onerar tanto o caixa da prefeitura e nos dará a possibilidade de fazer melhorias contínuas", afirma. 

Continua após a publicidade

Recursos  

Conforme a prefeitura, atualmente a receita da empresa responsável pelo transporte público é obtida com a tarifa paga pelos passageiros. Com a mudança, a prefeitura pagará a empresa por quilômetros rodados. 

Conforme estimativa da Ibiritrans, subordinada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Executivo deve pagar um valor aproximado de R$ 800 mil mensais à empresa, caso a gratuidade do transporte público seja implementada.

Continua após a publicidade

Os recursos para viabilizar a tarifa zero, segundo o prefeito, serão obtidos a partir da economia com o pagamento de vale-transporte aos servidores públicos do município e da redução da frota própria que faz o transporte de alunos da rede municipal de educação, entre outros. 

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!