Produtora leva calote de R$ 2 milhões do Podemos por serviços partidários com Moro

Dívida é de serviços prestados no início deste ano, como treinamento de comunicação e gravação de vídeos para propaganda partidária, e é cobrada desde antes da saída de Moro do Podemos

O Podemos é acusado de dar calote na produtora D7 Filmes pelo não pagamento de um contrato de R$ 2 milhões. A empresa foi contratada no início de janeiro para diversos serviços, incluindo a gravação de vídeos para a propaganda partidária do partido e treinamentos para o então pré-candidato presidencial Sergio Moro fazer discursos.

De acordo informação apurada por O TEMPO, a produtora contratou pelo menos 15 profissionais para iniciar os trabalhos com o partido. Em fevereiro, o contrato teria sido assinado pela empresa e pela presidente nacional da legenda, Renata Abreu. Já no mês seguinte, em março, a nota fiscal dos serviços foi emitida e entregue ao Podemos, que ignorou a cobrança.

O pedido de pagamento teria sido feito, ainda, antes da desfiliação de Sergio Moro, considerado a “estrela” do partido e que iria disputar a Presidência da República nas eleições de outubro deste ano. O ex-juiz e ex-ministro trocou de sigla em 31 de março e assinou ficha no União Brasil. A nova legenda acabou anunciando Luciano Bivar como candidato à Presidência e, com isso, Moro deve disputar alguma vaga em São Paulo.

Continua após a publicidade

Profissionais que trabalharam na equipe da produtora contratada pelo Podemos alegam que a nota fiscal foi enviada dentro do prazo combinado e que o documento chegou a vencer sem o registro de pagamento. Ao ser procurado para a cobrança, o partido postergou o pagamento e, depois, parou de atender, inclusive, ligações telefônicas. “A gente fez propaganda de graça para o Podemos”, reclama um integrante da equipe.

Entre a produção da D7 prevista no contrato, foi feita a gravação de sete filmes para inserções partidárias com a participação de Renata Abreu e de Sergio Moro. O material foi veiculado em mais de 600 rádios em todo o país e quase cem emissoras de televisão.

Sem perspectiva de uma solução pacífica, a D7 acionou o partido na Justiça para cobrar a dívida. A reportagem procurou o Podemos e pediu manifestação sobre a acusação, mas não obteve resposta até a publicação desse texto. O espaço segue aberto.

Continua após a publicidade

Já o advogado de Sergio Moro, Gustavo Guedes diz que ele não se manifestará sobre o assunto, "pois a contratação foi pelo partido, inclusive das inserções partidárias veiculadas nos Estados, de responsabilidade do Diretório Nacional". Ele afirmou que a contratação e o pagamento eram de responsabilidade do partido e que não houve nenhuma demanda judicial contra seu cliente em razão do episódio, nem da produtora nem do Podemos.

Além da dívida com a D7, o partido é acusado de manter outra dívida relacionada à produção pré-eleitoral. Uma empresa de consultoria jurídica contratada no final de 2021 pela Fundação Podemos para trabalhar na pré-campanha de Moro e elaborar o plano de governo do ex-juiz alega ainda não ter recebido o pagamento do valor combinado.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!