Itapecerica lança programação dos seus festivais de Inverno e de Gastronomia Rural em Belo Horizonte

A tricentenária cidade de Itapecerica, considerada a Capital Cultural do Centro-Oeste mineiro, apresentou, em solenidade concorrida na capital mineira, as programações do XIV Festival de Gastronomia Rural de Itapecerica e do XXVII Festival de Inverno do município.

A cerimônia ocorreu na terça-feira (17), na sede do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG), no Circuito Liberdade, em Belo Horizonte.

Após dois anos de paralisação devido à pandemia de Covid-19, os dois principais eventos culturais do Centro-Oeste mineiro, ocorridos no município de Itapecerica, tiveram suas datas e programações divulgados em solenidade que ocorreu na tarde desta terça-feira, 17 de maio, na sede do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG), localizado na Praça da Liberdade.

Foto: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Itapecerica

Na solenidade foram apresentadas as datas e programações do XIV Festival de Gastronomia Rural e o XXVII Festival de Inverno, que serão realizados em Itapecerica de 16 a 19 de junho e de 23 a 31 de julho, respectivamente.

Continua após a publicidade

A cerimônia de lançamento contou com a presença de autoridades, empresários da área do Turismo, agentes culturais, jornalistas, além do prefeito de Itapecerica e presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, Wirley Reis – Têko. Nas palavras do prefeito Wirley, “os eventos vêm resgatar o protagonismo cultural de Itapecerica no centro-oeste mineiro, propondo também o resgate da nossa culinária genuinamente mineira”. Em sua fala, o prefeito lembrou ainda que as obras para a construção do Centro de Gastronomia de Itapecerica começarão o próximo mês, e que o Centro Cultural de Itapecerica será reaberto, totalmente revitalizado, após dez anos de seu fechamento.

Ambos os eventos, além de referência cultural na região, são importantes fomentadores do turismo e da economia no centro-oeste mineiro, gerando emprego, renda e aquecendo o comércio e a prestação de serviços regionais.

 Festival de Gastronomia Rural

Continua após a publicidade

Além de oferecer o melhor da verdadeira e autêntica culinária da roça mineira, com mais de 50 pratos diferentes e apresentações culinárias efetuadas por chefs, cervejas artesanais e cachaças, a festa será embalada por muita música caipira, com diversas atrações musicais e destaque para os grandes shows com Gino & Geno; César & Paulinho e Marcos Paulo & Marcelo. Tudo acontece em um ambiente temático cuidadosamente decorado, a fim de que os participantes sintam-se, de fato, na zona rural.

O XIV Festival de Gastronomia Rural de Itapecerica será realizado de 16 a 19 de junho, fim de semana do feriado de Corpus Christi. Mais uma vez o tradicional evento, sucesso de público e de crítica em suas edições anteriores e aperfeiçoado a cada ano, deverá atrair milhares de pessoas, tanto itapecericanos quanto turistas de diversas regiões.

Realizado pela Prefeitura, o evento acontece no Centro da cidade e oferece ao público e aos comerciantes estrutura e organização de primeira qualidade. O Festival de Gastronomia Rural de Itapecerica é, hoje, uma das principais referências no gênero gastronômico em toda Minas Gerais.

Foto: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Itapecerica

Festival de Inverno

A programação do Festival de Inverno tem como princípio mesclar artistas da terra e artistas de renome nacional. Este ano, as principais atrações musicais serão o grupo Melim, o dueto Elba Ramalho e Geraldo Azevedo e o cantor Amado Batista, grandes nomes do cenário nacional. Os três shows serão realizados na Praça da Igreja Matriz de São Bento.

De 23 a 31 de julho será realizada a 27ª edição do Festival de Inverno de Itapecerica, um dos eventos mais tradicionais e diversificados de Minas Gerais.

A programação é toda gratuita, espalhada pelas principais praças e espaços culturais da cidade.

A cada edição, o evento reúne milhares de pessoas, tanto moradores da cidade quanto turistas de diferentes partes do país, atraídos pela programação variada e voltada para toda a família. A programação oferece apresentações teatrais, de dança, músicas de diferentes estilos, artes visuais e artesanato, além de diversas oficinas.

Um pouco de Itapecerica

A cidade de Itapecerica, conhecida como Cidade das Rosas, fica na região Centro-Oeste de Minas Gerais e sua população é de cerca de 22 mil habitantes. A cidade, que no próximo dia 20 de novembro completa 233 anos, foi o décimo município criado na Capitania de Minas Gerais, hoje estado de Minas Gerais.

O turismo no município se faz presente em diversas vertentes, como a religiosa, a ecológica e a cultural. Considerada o berço cultural do Centro-Oeste mineiro, com seus casarões imponentes e igrejas centenárias, ruas históricas e belíssimas praças, Itapecerica oferece tranquilidade, aconchego e diversão.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!