Associação do Reinado do Rosário de Itapecerica realiza “Coroação Rei e Rainha da Coroa Grande 2022”

Evento reuniu grupos de Reinado de Congo da cidade.

A Cerimônia de Coroação Rei e Rainha da Coroa Grande 2022, Eugênio Ribeiro e Natália Ribeiro, foi realizada na noite de sexta-feira (13).

A data simbólica de 13 de maio, dia em que, há 134 anos, foi decretada a abolição da escravatura no Brasil, a Associação do Reinado do Rosário de Itapecerica realizou a cerimônia de coroação dos Reis da Coroa Grande 2022, que contou com a participação dos ternos da irmandade.

A solenidade, que marca o início das comemorações da festa conga, foi realizada na Igreja Nossa Senhora das Mercês.

Continua após a publicidade
Reprodução

Congado

Na festa do Congado, a instituição do Reinado dá um caráter especial aos festeiros: a existência dos reis da guarda justifica a presença de reis de festa.

Denomina reis da guarda aqueles que fazem parte do grupo de dançantes: o rei congo, chefe supremo e a rainha conga, autoridade feminina maior.

Continua após a publicidade

Reis festeiros, são elementos que assumem temporariamente a condição de irmãos do Rosário, participando das cerimônias religiosas. Os reis festeiros recebem homenagem das guardas, permanecendo ao lado dos reis congos, sob proteção do Moçambique.

A corte do Rosário representa os dois catolicismos, socialmente condicionados: o catolicismo do senhor branco e a religião do negro escravo.

Na comunidade os reis festeiros constituem amigos que se fazem presentes nas situações da vida cotidiana. São chamados reis grandes, principalmente devido à influência social que tiveram historicamente, muitas vezes garantindo a sobrevivência da festa da Senhora do Rosário.

Para a coroação a realeza negra se coloca em frente ao altar, em seguida o casal que vai receber a coroa: os novos reis do Rosário. Os Cantos entoados pela guarda de Congo, começam a avisar que a coroação vai ter início.

Inicia-se a coroação cumprindo cada ritual, sendo os movimentos verbalizados nas entoações dos cantos sagrados. O novo Rei é convidado a receber a coroa e o manto de Nosso Senhor e a nova Rainha o manto e a coroa de Nossa Senhora. Rei e Rainha, abençoados pela fé, são agora os novos súditos do Rosário.

Foto: Aequivo Pessoal/Eugênio Ribeiro

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!