Municípios do Centro-Oeste de Minas assinam participação no Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva da Agricultura

Assinatura ocorreu nesta terça-feira (5) pelos municípios que integram a Amvi. Programa é da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Minas.

Representantes de 11 municípios do Centro-Oeste de Minas, que fazem parte da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Itapecerica (Amvi), assinaram nesta terça-feira (5), na sede da Associação em Divinópolis, a participação no Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva da Agricultura (Fapa) do Governo de Minas.

A assinatura do termo que indica participação dos municípios no projeto foi acompanhada pela Secretária de Estado de Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Fapa

O Fapa tem como objetivo informar, instruir e sensibilizar os produtores rurais a respeito das melhores práticas ambientais, incentivando-os à regularização ambiental.

Continua após a publicidade

De acordo com a Semad, por meio da integração entre poder público e entidades representativas do setor, o programa analisa as principais dificuldades e problemas ambientais regionais para o desenvolvimento conjunto de projetos, que incluem ações de mobilização, orientação e capacitação sobre práticas sustentáveis e legislação ambiental aliadas ao controle e fiscalização realizados pelo Estado.

Fiscalização ambiental

Entre as medidas de adequação ambiental dos empreendimentos fiscalizados estão o reaproveitamento da água de lavagem; ralação e centrifugação das raízes da mandioca; diminuição do uso de detergentes, sanitizantes e demais produtos de limpeza, sendo priorizados os produtos biodegradáveis e tratamento biológico de efluentes residuais, bem como aplicação em fertirrigação, devidamente tratada, em doses e volumes adequados.

Continua após a publicidade
Assinatura ocorreu nesta quarta-feira (5) em Divinópolis, na sede da Amvi — Foto: Prefeitura de Itapecerica/Divulgação

Amvi

A Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Itapecerica (Amvi) conta com a participação de 11 municípios, são eles: Itapecerica, Divinópolis, Conceição do Pará, Carmo do Cajuru, Camacho, Igaratinga, Pedra do Indaiá, São Gonçalo do Pará, Pitangui, Perdigão e São Sebastião do Oeste.

O presidente da Associação é prefeito de Itapecerica Wirley Reis (Têko).

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!