Durante a noite de domingo (26), na Rua Vigário Antunes, no centro de Itapecerica (MG), foi visualizado através do Sistema “Olho Vivo” um menor de 14 anos idade utilizando de força física, para forçar a porta de abertura da caixa central de controle do semáforo, o que danificou a estrutura física externa da caixa (porta).
A matéria continua após a publicidade
Diante do fato, os militares compareceram ao local, apreendendo o menor, o qual foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil para procedimentos de praxe.
Caixa controlador semafórico
[caption id="attachment_94743" align="alignnone" width="900"]
Foto: Polícia Militar/Divulgação[/caption]
A caixa central de controle samafórico é composta por placas com diversos componentes eletrônicos, que controlam o tempo do semáforo veicular e de pedestres.
Em caso de dano na placa, o funcionamento do semáforo fica comprometido, podendo gerar um apagão ou até mesmo deixando o sistema intermitente, vindo a prejudicar o fluxo de veículos e pedestres, comprometendo a segurança da via.
Lei Municipal para quem pratica vandalismo contra o patrimônio público é aplicada em Igaratinga (MG)
Em dezembro de 2019, a Câmara Municipal de Igaratinga (MG),
aprovou uma lei para punir quem pratica atos de vandalismo contra o patrimônio público.
O texto reconhece a competência do município em manter ações visando coibir e punir atos praticados contra o patrimônio público municipal – edificações, veículos, materiais administrativos, além de muros, fachadas, etc.
Segundo a lei aprovada pela Câmara Municipal de Igaratinga, todo e qualquer ato de vandalismo ou depredação implicará em penalidades contra o infrator.
Serão aplicadas advertência, multa equivalente a 50 UFM’s (dobrando o valor em caso de reincidência) e até sanções judiciais. Caso a infração seja cometida por menores de idade ou incapazes, perante a lei, pais, tutores ou responsáveis legais é que responderão pelas atitudes.