Prefeitura de Carmo da Mata mantem decreto da “Onda Roxa” e desmente áudio que circula nos grupos de WhatsApp

A prefeitura de Carmo da Mata foi alvo de fakenews nesta quinta-feira (18), com o compartilhamento de um áudio com total desinformação. Vem sendo compartilhado nos grupos de WhatsApp, em que o interlocutor diz!
Ó pessoal, o negócio é o seguinte, tá todo mundo reclamando desse decreto aí, a cidade inteira reclamando, até os funcionários reclamando. Então é o seguinte, o Zé não tá aguentando a pressão, tem manifestação marcada para amanhã, amanhã cedo nós vamos na prefeitura revogar o raio desse decreto, e vai voltar tudo ao normal.
Essa transcrição é parte do áudio fake, que está circulando. O DestakNews entrou em contato com a prefeitura de Carmo da Mata para apurar a veracidade do áudio. A Assessoria de Comunicação da Prefeitura, informou que a posição oficial da Prefeitura é o que foi postado nos canais oficiais. Portanto, o Decreto segue em vigor e o Município está na "Onda Roxa". Por tanto, o áudio em questão não procede. [caption id="attachment_84610" align="alignnone" width="300"] Reprodução/Prefeitura de Carmo da Mata[/caption] Clique neste link para ler o Decreto 2.656.     Você já ouviu falar em fake news, ou notícias falsas, nas redes sociais? Esse é um problema que vem sendo enfrentado por muitas organizações, que cometem o erro de compartilhar notícias de cunho duvidoso nas redes sociais, o que pode gerar problemas na sua imagem institucional.   Então siga a leitura e veja as nossas dicas!    
  1. Pesquise antes de compartilhar uma informação
  Uma ideia interessante é pesquisar sobre o assunto no Google e verificar se a notícia também foi publicada por outros sites ou portais.  
  1. Prefira fontes confiáveis
É importante que você compartilhe somente notícias de fontes confiáveis, evitando os blogs tendenciosos ou que não tenham uma procedência de conteúdo conhecida. Portanto, sempre que for compartilhar uma notícia nas suas redes sociais, verifique também se o site que a publicou é uma fonte de credibilidade.  
  1. Esteja atento à URL do site
A URL ou endereço do site também é algo que deve ser observado para sabermos se uma notícia é verdadeira ou não. Alguns sites de fake news utilizam URLs similares às de grandes portais de notícias, fazendo pequenas alterações no endereço.  
  1. Confira a data da notícia
As datas das notícias também devem ser observadas antes de elas serem compartilhadas nas redes sociais. Isso porque é comum que notícias falsas tenham datas absurdas como se tivessem sido publicadas em um passado ou futuro muito distante.   Além disso, também pode acontecer de a notícia até ser verdadeira, mas ter sido publicada há muito tempo, de modo que o fato noticiado já tenha ocorrido.  
  1. Verifique se a notícia tem um autor
Geralmente, os portais de notícias verdadeiros possuem um time de jornalistas ou colunistas de áreas específicas que são os responsáveis por redigir os textos e apurar as informações publicadas.   Por isso, um requisito importante para saber se uma notícia é verdadeira ou não, é verificar se existe uma pessoa que assina a matéria ou reportagem.  
  1. Observe a formatação do site
Sites que publicam notícias falsas também podem apresentar determinadas características fáceis de serem identificadas.   Ao contrário dos portais com credibilidade, esse tipo de página não se preocupa com a boa usabilidade dos usuários, tendo muitas vezes uma quantidade absurda de anúncios — sendo que a maioria deles não é de empresas idôneas e sim transmissores de vírus e malwares para os computadores e dispositivos de quem os acessa.   Seguindo essas dicas e tendo esses cuidados, ficará mais fácil identificar notícias falsas nas redes sociais e assim não gerar constrangimento e nem crises.  

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!