Morre o guitarrista Eddie Van Halen aos 65 anos

O rock perdeu um de seus grandes expoentes. O músico Eddie Van Halen morreu nesta terça-feira (6) aos 65 anos depois de lutar por mais de uma década contra um câncer de garganta. Ele estava internado no Hospital St Johns em Santa Monica, na Califórnia (EUA). O anúncio de sua morte foi realizada pelo seu filho Wolf nas redes sociais.   A matéria continua após a publicidade

"Não acredito que estou tendo que escrever isso, mas meu pai, Edward Lodewijk Van Halen, perdeu sua longa e árdua batalha contra o câncer essa manhã", escreveu Wolf Van Halen. "Ele era o melhor pai que eu poderia pedir para ter. Cada momento que eu compartilhei com ele dentro e fora do palco foi um presente. Meu coração está partido e eu não acho que me recuperarei completamente dessa perda".

Eddie Van Halen é considerado um dos maiores guitarristas de todos os tempos. Foi com seu irmão, o baterista Alex Van Halen, o baixista Michael Anthony e o vocalista Dave Lee Roth que ele formou o Van Halen na Califórnia em 1972. A banda gravou 12 álbuns de estúdio, com Lee Roth, Sammy Haggar e Gary Cherone nos vocais em diferentes épocas do grupo.

Van Halen deixou clássicos atemporais em músicas como Jump, Panama, Runnin' With The Devil, a instrumental 1984, além de Why Can't This Be Love, Dreams, Right Now Not Enough.

Eddie nasceu em Amsterdam, na Holanda em 26 de janeiro de 1955. Já em 1962, ele e sua família se mudaram para a Califórnia, onde conquistou sua cidadania norte-americana. Iniciou seu contato com a música tocando piano e depois partiu para a guitarra, onde mais tarde se consagraria com um dos grandes expoentes deste histórico instrumento musical no rock.

Continua após a publicidade

Em 1983, a Folha de São Paulo se referiu ao talento de Eddie Van Halen como "A melhor ivenção desde a eletricidade".

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!