Cruzeiro enfrenta Figueirense e tenta manter campanha 100% para sair do Z4 da Série B

Na primeira vez em que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro em sua história, o Cruzeiro viveu a situação atípica de começar a longa batalha com seis pontos negativos, por causa da punição imposta pela Fifa pela dívida de R$ 5,4 milhões com o Al-Wahda-EAU. Mas depois das vitórias diante do Botafogo-SP e Guarani, a equipe celeste enfrentará o Figueirense hoje, às 16h, no Orlando Scarpelli, com menos pressão. Nem por isso, no entanto, deixará de entrar em campo com sede de vitória no Sul.
A matéria continua após a publicidade DestakNews-Apps no Google Play
Ainda que tenha “zerado o déficit” na pontuação, o dever agora é continuar mostrando seriedade para sair da zona de rebaixamento e alcançar gradativamente os líderes. Nesta fase inicial da competição, vencer é muito mais importante do que jogar bonito.
Para o técnico Enderson Moreira, os resultados positivos nas duas rodadas iniciais foram essenciais para a equipe: “A competição começou para nós há duas rodadas. Conquistamos dois grandes resultados, muito importante para nós, neste recomeço, nesta retomada. Tivemos momentos bons, coisas boas e coisas que precisam ser melhoradas. É um intervalo curto entre os jogos, não dá para aprimorar nada. O importante é somar os pontos, pois passa confiança para nós”. 
O treinador sabe que é preciso dar lastro à forma de jogar da Raposa: “A gente tem forma de jogar, a gente tem posse. Degrau a degrau, vamos evoluindo na questão tática. Nunca falamos que estávamos prontos, sempre falamos que estávamos crescendo. Tenho certeza que vamos crescer”.
Conhecedor das dificuldades da competição (foi campeão pelo Goiás em 2012 e com o América em 2017), Enderson diz abertamente que espera ver o grupo celeste com espírito de Série B, o que vai exigir mais luta e dedicação de seus comandados. Os jogadores absorveram o recado. “A Série B é um campeonato mais duro, com muita intensidade. E o treinador vem nos cobrando que sejamos intensos contra nossos adversários. Temos que nos empenhar e nos impor sobre todos. Vamos sempre jogar para vencer”, ressalta o volante Jadsom.
A tendência é que Enderson modifique a estrutura tática da equipe com a entrada do atacante Stênio, de 17 anos, que se recuperou de trauma no ombro esquerdo. Na lateral, Giovanni nem sequer viajou a Florianópolis por causa de desgaste, dando, portanto, lugar a Patrick Brey. Outro que está fora da delegação é o volante Jean, poupado devido à alta carga de jogos em sequência. Já o atacante Arthur Caike (ex-Bahia), contratado durante a semana, segue aprimorando a forma física e não tem data para estrear.
Em 19º lugar na classificação, o Cruzeiro pode saltar até para oitavo se vencer o Figueirense neste domingo. Nesse cenário, o time celeste chegaria a três pontos e levaria vantagem sobre os concorrentes no critério de desempate de número de vitórias.
DESFALQUE POR COVID
Diferentemente do Cruzeiro, o Figueirense obteve apenas um ponto na Série B, conquistado no empate sem gols com o Vitória, em casa, e aparece na zona de rebaixamento. Depois de viver problemas financeiros na temporada passada, o clube espera fazer uma competição digna e buscar o acesso. 
Diante do Cruzeiro, a equipe catarinense terá o desfalque do técnico Márcio Coelho, diagnosticado com o novo coronavírus – quem ficará no banco é o auxiliar Raul Cabral. Expulso contra o Vitória, o atacante Pedro Lucas cumpre suspensão. Éverton Santos será o substituto.
Figueirense x Cruzeiro
Figueirense
Sidão; Lucas, Alemão, Pereira e Brunetti; Geovanne, Patrick e Marquinho; Keké, Diego Gonçalves e Everton Santos
Técnico: Raul Cabral
Cruzeiro
Fábio; Cáceres, Leo, Cacá e Giovanni; Ariel Cabral, Jadsom, Stênio, Régis e Maurício; Marcelo Moreno
Técnico: Enderson Moreira
Motivo: 3ª rodada da Série B do Brasileiro
Estádio: Orlando Scarpelli
Data: domingo, 16 de agosto de 2020
Horário: 16h
Árbitro: Eduardo Thomás de Aquino Valadão (GO)
Assistentes: Tiago Gomes da Silva e Hugo Sávio Xavier (GO)

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!