O crime mais denunciado em Divinópolis pelo Disque Denúncia 181 é o tráfico de drogas

Um balanço de janeiro a maio deste ano do Disque Denúncia 181, o telefone de denúncia anônima vinculado à Polícia Civil em Minas Gerais, apontou que em Divinópolis a denúncia mais efetivada pelo canal é relacionada ao tráfico de drogas. Em seguida, assim como em todo estado, estão as denúncias relacionadas aos maus-tratos de animais. Os números foram levantados pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Continua após a publicidade
A matéria continua após a publicidade

Segundo o balanço realizado pela Polícia Civil no período, só em Divinópolis foram 392 denúncias relacionadas ao tráfico de drogas. Em todo estado o telefone já recebeu 22 mil ligações na data avaliada. As ligações relacionadas ao assunto somam 16.064.

Disque denúncia 181

181 permite que denúncias anônimas, sem qualquer identificação, sejam feitas para a Polícia Civil. E o crime mais denunciado em Minas Gerais, assim como em Divinópolis, é disparado o de tráfico de drogas, segundo o superintendente de Integração e Planejamento Operacional da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Leandro Almeida. "O Disque Denúncia funciona 24 horas por dia em todos os municípios mineiros", relatou.

Ainda como aponta o levantamento, logo após o tráfico de drogas, o segundo maior número de registros no Estado é de maus-tratos aos animais, seguido de jogos de azar, e uso de armas.

Continua após a publicidade

Os registros relacionados aos maus-tratos de animais preocupa os voluntários de Organizações Não Governamentais (ONGs), como aponta a protetora de animais, Adriana Sbampato. "As ONGs recebem e infelizmente temos o poder investigativo. O que a gente pede é que a pessoa reúna provas, faça filmagens e ela mesma denuncia à polícia", pontuou.

"Muita gente nos procura pelas redes sociais para fazer denúncias e muitas vezes a pessoa relata medo de fazer a denúncia. Queremos alertar as pessoas que mesmo diante do medo, o mais correto que ela tem a fazer é denunciar", relatou a protetora de animais, Suyanne Junqueira .

No ranking de denúncias do 181 em Divinópolis, outros números chamam a atenção como a denúncia por foragidos, poluição do ar e jogos de azar.

181 estabelece um prazo entre 15 e 90 dias para uma resposta e o denunciante com um protocolo pode acompanhar todo a ocorrência, como ressalta Leandro Almeida. "A denúncia é anônima e a pessoa recebe um protocolo de acompanhamento", finalizou.

Veja os dados de denúncias recebidas pelo 181 em Divinópolis:

Registros de denúncias via 181 - Divinópolis - janeiro a maio de 2020

Crimes Registros Percentual
Tráfico de drogas 392 66,67%
Porte e uso de drogas 24 4,08%
Maus-tratos aos animais 22 3,74%
Estatuto do desarmamento 21 3,57%
Vistoria de fiscalização de edificação residencial residencial 13 2,21
Foragido/procurado 11 1,87%
Vistoria de fiscalização de edificação comercial 11 1,87%
Poluição do ar 8 1,36%
Cativeiro/captura e tráfico de animais 6 1,02
Jogos de azar 6 1,02
Demais naturezas 74 12,59%

Denúncias em Minas Gerais

Registros de denúncias 181 em Minas Gerais- janeiro a maio

Crimes Registros Percentual
Tráfico de drogas 16.064 57%
Maus-tratos aos animais 2.186 8%
Jogos de azar 1.261 4%
Estatuto do desarmamento 1.068 4%
Porte e uso de drogas 826 3%
Outras naturezas 7.024 25%

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!