Prefeitura encaminha ofício ao Governo do Estado sobre transferência de detentos para Formiga

Nesta segunda-feira (6), o prefeito de Formiga (MG) encaminhou um ofício ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema Neto, acerca da transferência de detentos da Penitenciária de Segurança Máxima “Nelson Hungria”, de Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte), para a Penitenciária Regional de Formiga.

A notícia sobre a transferência circulou no último fim de semana em diversos meios de comunicação.

A matéria continua após a publicidade No documento enviado pelo Executivo formiguense, é solicitado que a decisão seja reconsiderada, uma vez que a medida demonstra ir contrariamente à atual situação da Unidade Prisional, visto que a Secretaria de Estado de Saúde considera que, no local, há um surto da Covid-19. O ofício destaca, ainda, que as medidas para contenção destes detentos devem ser revistas, de forma a garantir a segurança de toda a população formiguense.

A atual gestão ressalta que a Unidade Prisional existente em Formiga é de responsabilidade do Governo do Estado de Minas Gerais, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e que transferências têm sido feitas desde o início deste ano.

Instituto 'Anjos da Liberdade', que defende o direito de reclusos, solicita audiência com chefe do Executivo formiguense Reunião será realizada nesta quinta-feira (9) às 13h30; imprensa local é convidada para participar do encontro

A Administração Municipal recebeu, do Instituto "Anjos da Liberdade", a solicitação para a realização de uma audiência entre o chefe do Executivo formiguense, representantes do Instituto e familiares de detentos que foram transferidos para a Penitenciária Regional de Formiga, vindos da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O encontro, agendado pelo prefeito Eugênio Vilela, será realizado nesta quinta-feira, 9 de julho, às 13h30, no prédio da Prefeitura. Familiares dos detentos e o Instituto "Anjos da Liberdade" solicitam apoio do Executivo, junto ao Governo do Estado de Minas Gerais, para que seja feito o recambiamento dos presos às penitenciárias de origem. A audiência contará, também, com a presença do assessor político do deputado estadual Fábio Avelar, que, por estar em quarentena, não poderá comparecer à reunião.

Continua após a publicidade

O INSTITUTO

O Instituto "Anjos da Liberdade" tem sede no Rio de Janeiro e é uma Associação Civil sem Fins Lucrativos, qualificada como Organização Civil de Interesse Público.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!