Flamengo sugere. E Bolsonaro acaba com o monopólio da Globo

Um almoço catastrófico para a Globo. O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, confessou que uma conversa nesta quarta-feira (17), enquanto almoçava em Brasília, com o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, teve poder para implodir o monopólio da transmissão de futebol no país, por parte da TV Globo.
"Como vocês sabem, o Flamengo não assinou o contrato de televisionamento, diferente dos demais clubes da Ferj, com a emissora que detém os direitos (Globo). Por isso, os jogos do Flamengo não vinham sendo transmitidos."   A matéria continua após a publicidade   "Nesta quarta-feira, conversamos com o presidente, na posse do Ministro das Comunicações, e ele (Bolsonaro) convidou a mim e também ao Felipe Melo e o ministro para almoçar. Ele perguntou: ‘E aí, vai voltar o futebol, e o televisionamento?’. "Expliquei, em detalhes, que tínhamos um problema na legislação que os dois clubes precisavam aprovar." “Falei para o presidente como ocorrem em vários outros países, que o mandante tem o direito de transmissão de seus jogos." "O Flamengo vai jogar agora à noite contra o Bangu, então o Bangu, se vender o direito para alguém, terá direito de transmitir." "O Flamengo, mandante, vai vender para qualquer um, não só para quem tem o direito de todos. O presidente entendeu isso, disse que ia agir rapidamente e agora recebi a mensagem que foi publicada a medida que o direito de imagem é do mandante."
A direção do Bangu confirmou. A Globo, se quiser, mostra o jogo hoje

A direção do Bangu confirmou. A Globo, se quiser, mostra o jogo hoje

Bangu
"A boa notícia para os torcedores é que a rede de TV está liberada para passar o jogo (contra o Bangu). Só não passará se não quiser. Assim como o Flamengo poderá passar o jogo com o Boavista no fim de semana porque terá o mando de jogo. Vou dizer: o Flamengo vai passar, nem que seja na FlaTV." "Vamos ter o direito de negociar com qualquer outra empresa, inclusive a que detém o direito dos outros, se ela pagar o que o Flamengo acha justo", disse Landim, à Band. A Medida Provisória nº 984, publicada hoje, na edição extra do Diário Oficial, altera a Lei Pelé. E dá ao clube mandante o direito de negociar suas partidas. Desde que não tenha acordo prévio com alguma emissora, lógico. Não há mais a impossibilidade de transmissão, se os dois clubes não fechassem com a mesma emissora, como estava na lei. Juristas garantem que Landim está certo. A MP começou a valer a partir desta quarta-feira (17). Ou seja, como o Bangu está fechado com a Globo, a emissora pode mostrar a partida de retorno do futebol, depois de três meses de paralisação por conta da pandemia. Mesmo não tendo contrato com o Flamengo. Vale o mandante. Como no próximo jogo do Flamengo, contra o Boavista, o mando de campo é do rubro-negro, ele pode vender a partida para quem quiser. Além, óbvio, de mostrar o confronto na TV Fla. A MP 984 terá reflexo primeiro no Carioca. No Brasileiro e na Copa do Brasil, não. Porque os clubes já fecharam com a Globo ou com o Esporte Interativo. Mas o futuro da monopólio da Globo será abalado após 2024, quando as equipes estarão livres no Brasileiro, por exemplo. O Flamengo seguirá liberto em todos os Cariocas. Podendo negociar suas partidas em casa com quem quiser.
A Globo não estava preparada para essa manobra de Bolsonaro e Flamengo

A Globo não estava preparada para essa manobra de Bolsonaro e Flamengo

Reprodução Twitter
A direção do Bangu autorizou publicamente a Globo a mostrar o jogo. Assim como a cúpula do Flamengo. A emissora tirou do seu site a programação de hoje. No horário de Bangu e Flamengo, mostraria a novela Fina Estampa e o programa culinário Mestre do Sabor. Deve mostrar a partida. E, depois, seu departamento jurídico analisará se há o que fazer.
Bolsonaro promete estar no Maracanã. Com a camisa do Flamengo

Bolsonaro promete estar no Maracanã. Com a camisa do Flamengo

Reprodução Twittter
O presidente Bolsonaro promete estar no jogo, que estará fechado para o público, pela pandemia. Para ser efetivada, a medida provisória ainda terá de ser aprovada na Câmara dos Deputados e no Senado. Segue, portanto, provisória. Mas já começa a valer a partir de hoje. Para desespero da Globo...

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!