Idalmo Santos, itapecericano, realiza ensaio acadêmico sobre ansiedade na pandemia pela UFMG

Foto do músico pela ©octoprodutora/Divulgação

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e a Diretoria de Ação Cultural da UFMG (DAC) publicaram o edital 005/2020, visando contemplar 30 propostas entre produções de vídeos, lives e ensaios acadêmicos com foco na pandemia da Covid-19, as quais receberão apoio financeiro da instituição. Entre os 30 proponentes contemplados, apenas 10 poderiam ser oriundos dos programas de pós-graduação da UFMG, sendo as outras 20 oportunidades reservadas aos alunos de graduação da Universidade.

 

A matéria continua após a publicidade

 

Foram 542 propostas recebidas no total, destas, 509 foram homologadas, porém apenas as 30 primeiras colocadas receberão o financiamento.
Entre as propostas contempladas está a produção de um ensaio acadêmico com o seguinte tema:
Musicoterapia como auxiliar no combate à Covid-19: possibilidades de prevenção e tratamento de ansiedade em idosos durante o isolamento social.

O objetivo da proposta é refletir sobre prevenção e tratamento da ansiedade em pessoas do grupo de risco em isolamento social durante a pandemia da Covid-19.

O ensaio consistirá em uma proposição de ações, fundamentadas teórica e praticamente, para o uso da música enquanto auxiliar terapêutico. Esta proposta ficou classificada em 4º lugar geral e em 1º lugar entre as 10 destinadas a pós-graduação. O ensaio será realizado nos próximos meses e tem a previsão de ter seu resultado entregue a Universidade até outubro deste ano para ser publicado pela UFMG em seus meios de comunicação.

O proponente deste ensaio acadêmico é o itapecericano Idalmo Jonatan Castro Santos, de 33 anos, que é Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, na linha de pesquisa Música e Cultura, onde tem realizado uma pesquisa sobre o Reinado do Rosário de Itapecerica. Está cursando a Especialização em Musicoterapia pela FAMART/IPB (Instituto Pedagógico Brasileiro). É Especialista em Educação Musical pela Universidade Cândido Mêndes – UCAM. Graduado em Música Licenciatura em Trombone pela Universidade Federal de São João Del Rei – UFSJ. Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Música Brasileira da UFMG desde 2018.

DAC e PRAE divulgam propostas contempladas na Chamada de seleção DAC 005/2020

 

Confira abaixo alguns vídeos com o trabalho do músico

 

Coral de Trombones e Tubas da UFMG e coordenado pelo prof. Dr. Marcos Flávio, com 32 trombonistas mineiros tocando, inclusive Idalmo Santos.

O choro “Na Glória” de Raul de Barros. O trompetista que tocou e cantou no vídeo é o Silvério Pontes (maior trompetista de choro do mundo).
Apresentado no auditório da UFMG na semana do choro do ano passado, interpretado por Idalmo Santos.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com