Coronavirus: Testes de vacinas mostram promessas antecipadas, diz fabricante de medicamentos, reunindo em Wall Street

O fabricante de medicamentos Moderna disse nessa segunda-feira (18) que a primeira vacina contra o coronavírus a ser testada em pessoas parece ser segura e capaz de estimular uma resposta imune contra o vírus.
As descobertas, que ajudaram a promover uma manifestação em Wall Street, são baseadas nos resultados das oito primeiras pessoas que receberam duas doses da vacina experimental, a partir de março.

A matéria continua após a publicidade

 
Essas pessoas, voluntários saudáveis, produziram anticorpos que foram testados em células humanas no laboratório e foram capazes de impedir a replicação do vírus - o principal requisito para uma vacina eficaz. Os níveis dos chamados anticorpos neutralizantes correspondiam aos encontrados em pacientes que se recuperaram após contrair o vírus na comunidade.
Dados limitados da fase inicial, no entanto, deixam muita incerteza em torno do sucesso potencial da vacina.
O anúncio de Moderna veio apenas alguns dias depois que o presidente Trump nomeou líderes pelo esforço do governo federal para acelerar o desenvolvimento de uma vacina, e a empresa disse que está seguindo um cronograma acelerado, com a segunda fase envolvendo 600 pessoas para começar em breve, e uma terceira fase, que começará em julho, envolvendo milhares de pessoas saudáveis. A Food and Drug Administration deu a Moderna a aprovação para a segunda fase no início deste mês.
Se esses testes derem certo, uma vacina poderá ficar disponível para uso generalizado até o final deste ano ou no início de 2021, disse o Dr. Tal Zaks, diretor médico da Moderna, em entrevista. Quantas doses podem estar prontas não está claro, mas o Dr. Zaks disse: "Estamos fazendo o possível para alcançar o maior número possível de milhões".
Apesar das incertezas, o anúncio da empresa encorajou rapidamente os investidores, que também receberam com satisfação a promessa de Jerome H. Powell, presidente do Federal Reserve, de que "realmente não havia limite" para o que o banco central poderia fazer com suas instalações de empréstimos de emergência.
O S&P 500 subiu mais de 3% no início da tarde dessa segunda-feira as ações da Moderna subiram mais de 25%.
O rali dessa segunda-feira tinha todas as características de um focado nas perspectivas de um retorno ao normal. As ações de viagens, como United Airlines, Expedia Group e Marriott International, estavam entre os melhores desempenhos no S&P 500.
Os preços do petróleo também subiram, com o West Texas Intermediate, o petróleo bruto padrão dos EUA, subindo acima de US $ 30 por barril pela primeira vez desde março, e os preços dos títulos do governo caíram.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!