Betim relaxa isolamento e autoriza reabertura do comércio na próxima quarta-feira

O comércio em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, será reaberto a partir da próxima quarta-feira (22). O relaxamento da quarentena está detalhado no decreto 42.082, publicado neste sábado (18) pelo município.
 

A matéria continua após a publicidade

 
A redução do isolamento social, conforme o documento, levou em consideração a curva epidemiológica do novo coronavírus na cidade e a intensificação da fiscalização da Vigilância em Saúde, do Procon e da Guarda Municipal, dentre outros fatores. O uso de máscaras pela população, obrigatório desde este sábado, também pesou na decisão.
Porém, para que possam reabrir as portas, os estabelecimentos deverão seguir medidas de prevenção ao novo coronavírus. O cumprimento das determinações será fiscalizado pelo município. O infrator poderá ter o alvará suspenso e até cassado.
Regras
O comerciante deverá instalar na porta uma placa informando a capacidade máxima de lotação. O cálculo, de acordo com o decreto, deve ter por base um cliente a cada três metros quadrados. Os ambientes também devem ser ventilados.
O acesso ao local deverá ser controlado e só poderão entrar pessoas com máscaras. Havendo filas na entrada, o responsável pelo comércio deverá marcar, na calçada, faixas indicando o distanciamento mínimo de 1,5 metro.
Também será necessário manter locais para lavagem das mãos com sabão, além de álcool gel 70%. Toalhas de papel descartáveis devem ser disponibilizadas aos clientes. Os funcionários devem usar máscaras.
Mudanças
Por outro lado, o decreto prevê novas mudanças dependendo do aumento do número de infectados pelo novo coronavírus em Betim.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!