Belo Horizonte registra segunda morte por coronavírus e outras 40 são investigadas; diz Secretaria de Estado de Saúde

Conforme os registros atualizados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Minas já tem 275 casos confirmados de coronavírus e outros 34.224 suspeitos. Até então, 40 mortes que podem ter sido causadas pela Covid-19 são investigadas. 
   

A matéria continua após a publicidade

Duas mortes, no entanto, já foram confirmadas para a doença. Os dois pacientes faziam parte do grupo de risco. O último óbito aconteceu nesta segunda-feira (30) e a vítima é um homem de 66 anos, morador da capital e portador de cardiopatia e diabetes mellitus. 
 
Até o momento são 34.224 casos suspeitos para COVID-19 e 275 casos confirmados. Quarenta (40) óbitos estão em investigação e dois óbitos foram confirmados.
**Óbitos em investigação: óbitos suspeitos de COVID-19 que aguardam a realização de exames laboratoriais e levantamento de informações clínicas e epidemiológicas. Até o momento foram notificados 61 óbitos suspeitos, sendo 19* descartados para COVID-19. *Número corrigido em razão de duplicidade verificada nos registros oficiais.
Paciente 1: trata-se de paciente do sexo feminino, 82 anos, residente no município de Belo Horizonte. Ela foi internada no Hospital Biocor em Nova Lima em 21/03/20, com quadro de febre, tosse e desconforto respiratório, sendo transferida para UTI em 23/03/20. Foi coletado Swab para pesquisa de COVID-19 em 23/03. A paciente apresentava comorbidades: doença cardiovascular crônica, diabetes mellitus e pneumopatia crônica. Óbito ocorrido em 29/03/20. Exame de swab detectável para COVID-19 feito em laboratório privado.
Paciente 2: sexo masculino, 66 anos, residente do município de Belo Horizonte, portador de cardiopatia e diabetes mielitus. Exame detectável por RT-PCR em laboratório da rede privada. Com amostra para realização de swab, também, na Fundação Ezequiel Dias. Óbito ocorrido em 30/03/20.
Considerando que o Ministério da Saúde classificou todo o país como transmissão comunitária, além da necessidade de qualificar as informações sobre a circulação do Coronavírus em Minas Gerais, a partir de 23/03/2020 o Boletim Informativo Diário COVID-19 publicará o detalhamento apenas dos casos confirmados.
Ressaltamos que a distribuição dos casos suspeitos por município, bem como casos descartados e notificados, serão atualizadas diariamente, através do site www.saude.mg.gov.br/coronavirus - “Distribuição dos casos de COVID-19 em Minas Gerais".
A partir de 27/03/2020 os casos suspeitos de COVID-19 passaram a ser notificações no E-SUS VE, novo sistema disponibilizado pelo Ministério da Saúde. Considerando o processo de transição e a instabilidade do novo sistema, ainda não é possível extrair um relatório completo, que detalhe o número de casos por município. Assim que possível, as informações serão atualizadas.
DISTRIBUIÇÃO DOS CASOS CONFIRMADOS DA COVID-19 SEGUNDO MUNICÍPIO DE RESIDÊNCIA, MINAS GERAIS, 2020

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!