Após uma intensa troca de tiros com a ROTAM em Itapecerica (MG), suspeito tráfico de drogas e comercialização armas é baleado e preso

Durante a madrugada deste último sábado (14), viaturas da ROTAM (RONDAS TÁTICAS METROPOLITANAS), receberam informações anônimas dando conta que em Itapecerica (MG), por volta de 01h30m, indivíduos iriam comercializar ilegalmente armas de fogo em frente à entrada principal do cemitério São Miguel. De posse das informações, os militares da ROTAM se deslocaram para o local indicado a fim de tentar prender os autores e frustrar tal negociação ilícita.
   

A matéria continua após a publicidade

Segundo o “boletim de ocorrência”, ao chegarem em frente ao referido cemitério, os militares realizaram uma busca pelo local perceberam que não havia pessoas nas proximidades e então, resolveram esperar alguns minutos a fim de verificar se ocorreria a transação ilícita citada pelo informante. Após alguns minutos, perceberam uma movimentação estranha de dois indivíduos que caminhavam em direção ao local onde estavam os militares, momento em que se utilizaram-se de abrigos para realizar a abordagem policial, por já terem a informação inicial de que os indivíduos estariam armados.
 
Ato contínuo um dos indivíduos que trajava camisa branca, posteriormente identificado e já conhecido no meio policial, gritou: colé zé, trouxe a grana aí? E pararam por um instante, vindo a gritar novamente: e aí Zé? Nesse momento, um indivíduo que trajava blusa escura e calça jeans, posteriormente identificado com diversas passagens, ao perceber a presença dos policiais, sacou dois revolveres, um em cada mão e começou a andar para o local no qual o apontando as armas em direção ao local onde um dos militares estava abrigado.
 
Nesse momento, outro militar que estava em outro abrigo e em melhores condições de abordagem do autor, disse, polícia, larga a arma! Nesse momento o autor efetuou disparos em direção ao policial, tendo os militares revidado à injusta e real agressão, com disparos de arma de fogo, a fim de resguardar suas vidas e fazer cessar a injusta agressão por parte do autor.
 
 Porém, mesmo após os policiais militares fardados e devidamente identificados terem ordenado que largasse a arma, os disparos não cessaram sendo que o autor disparou novamente com as duas mãos em direção aos abrigos onde se encontravam o os militares da ROTAM, sendo necessário revide com disparos de arma de fogo. Ato contínuo, os autores iniciaram fuga pelo mesmo local de onde vieram, Praça Júlio César Carvalho Lamounier, sendo que o autor dos disparos contra os militares, entrou em um lote e foi perseguido pelos militares descendo a rua José Mendes a fim cercar o quarteirão, momento no qual encontrou com a outra guarnição rotam e fizeram um cerco na rua Professor Cesário Mendes. Em determinado instante do cerco, uma motocicleta de farol apagado veio pela rua Padre Manoel Xavier ao encontro dos militares, sendo abordada pelos mesmos.
 
Enquanto acontecia a abordagem, o autor dos disparos, repentinamente saiu de dentro de uma casa, local até então desconhecido pelos militares e, novamente, efetuou disparos em direção aos militares, desta vez pelas costas de dois policiais, que se encontravam abordando a motocicleta.
Diante da injusta agressão, um policial militar, que fazia a cobertura da abordagem ordenou para que o autor largasse a arma, sendo tal ordem ignorada pelo autor, não restando ao militar outra alternativa senão efetuar disparos de preservação da vida em direção ao infrator, a fim de resguardar sua integridade física e a dos demais policiais, bem como do motociclista que estava sendo abordado.
 
Porém, pelo melhor conhecimento do terreno, o autor conseguiu evadir novamente. No intuito de progredir em perseguição ao autor, a fim de se aproximarem do local de fuga, que se trata de um matagal no qual existe um campo de futebol aos fundos e se localiza em frente à casa do autor. Devido a geografia do local, aos confrontos anteriores em que o autor tentou alvejar os militares em dois momentos distintos, bem como à mata fechada e ao melhor conhecimento do terreno por parte do autor, foi necessária a utilização de impo (instrumento de menor potencial ofensivo) – granadas de mão – para saturar o ambiente e fazer com que o autor deixasse o local.
 
Durante a perseguição ao autor, dois policiais militares, que perseguiram o autor no primeiro confronto, fizeram o mesmo trajeto dele e se depararam com uma residência na qual havia vários indícios de fracionamento (dolagem) de entorpecentes, tais como: restos de sacola plástica com formatos de barras e armas, dando a entender que havia armas e drogas enterradas no local, e que após buscas, foram localizados uma balança de precisão; um tablete prensado de substância branca semelhante a cocaína; duas buchas de maconha; uma porção de crack; uma prensa com resquícios de substância análoga a cocaína; onze micro tubos contendo pó branco semelhante a cocaína, além de seis munições intactas de calibre .38.
 
Já durante as buscas em frente à casa do autor, após o segundo confronto, foi localizado um revolver calibre .38 com numeração suprimida (raspada), carregado com 05 cinco cartuchos deflagrados e uma munição cuja espoleta estava picotada, porém não deflagrada. Após as diligências e não localização dos infratores, chegou ao conhecimento dos militares que um indivíduo teria dado entrada no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Itapecerica, com indícios de ter sido alvejado por arma de fogo.
 
Os militares então compareceram ao local e reconheceram o indivíduo como sendo o autor dos disparos contra os militares, sendo dada voz de prisão ao mesmo, pelo crime de tentativa de homicídio contra os policiais militares, o médico que atendeu o indivíduo, relatou a polícia que o mesmo seria transferido para Formiga (MG). Sendo assim, o SAMU fez a remoção do infrator até a sala vermelha do hospital em Formiga.
 
Ainda conforme o boletim de ocorrência, durante o trajeto de Itapecerica à Formiga, o autor teria relatado aos militares, os quais faziam a escolta dentro da viatura do SAMU, que iria comercializar armas de fogo em frente ao cemitério São Miguel e que, ao chegar no local com seu comparsa, tentou fazer contato com os compradores, contudo deparou-se com os policiais e atirou em direção a eles, por ter se assustado, e confirmou ainda que estava portando dois revolveres calibre .38, sendo um buldoguinho e o outro de cano longo ventilado. Que evadiu posteriormente para os fundos de sua casa, onde se escondeu e realizou a recarga de munições, que ao sair de sua casa, viu dois policiais de costas abordando uma moto e deu tiro neles, evadindo logo em seguida para a mata, momento em que perdeu um dos revolveres calibre .38 no meio do mato.
 
O autor foi atendido no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Formiga, sendo liberado logo após ter sido medicado e conduzido a Delegacia de Polícia Civil.
 
Em pesquisa aos envolvimentos pregressos do infrator preso, foram localizados no sistema, vários registros de tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo, e homicídio.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!