Corpo de Bombeiros de Salinas (MG), em cooperação coma Defesa Civil e Prefeitura do Município, reforça ações de prevenção e resposta à desastres durante o período chuvoso

Com as fortes chuvas, tem-se o aumento do risco de inundações, enchentes, deslizamentos, entre outros incidentes relacionados. Nesse sentido, considerando o novo Paradigma de Proteção e Defesa Civil, é de extrema importância a permanente postura prevencionista de gestão do risco do desastre bem como a preparação para uma resposta eficiente.

A matéria continua após a publicidade

 
PREVENÇÃO
Com a elevação dos índices pluviométricos, o 8º Pelotão de Bombeiros integrado à Defesa Civil da Salinas, além de ações contínuas de monitoramento, realizou nesse fim de semana de 06 a 08 de março, vistorias e visitas de orientação a pontos de maior fragilidade e risco de alagamento e enxurradas de modo a conscientizar a comunidade para os riscos potenciais.
[caption id="attachment_65559" align="alignnone" width="1280"] Corpo de Bombeiros/Divulgação[/caption]
RESPOSTA
Com o aumento das chuvas nesse sábado, o corpo de bombeiros foi acionado para atuar em ocorrência de desabamento em uma empresa da região, em que o telhado cedeu, ameaçando também a estabilidade de parte da estrutura de um hotel, sendo que ambas as edificações foram isoladas. Os bombeiros também foram acionados para apoio à Polícia Rodoviária Estadual, a um atendimento de ocorrência de queda de árvore, na rodovia MG-404 que liga as cidades de Salinas a Taiobeiras, após o trevo de acesso ao distrito de Novo Horizonte, para que fosse possível liberar o tráfego de veículos naquele local. Em algumas comunidades na zona rural, adjacentes a comunidades ribeirinhas, houve alagamentos monitorados pelo Poder Executivo local.
[caption id="attachment_65560" align="alignnone" width="1280"] Corpo de Bombeiros/Divulgação[/caption]
MITIGAÇÃO - PREPARAÇÃO - RECUPERAÇÃO
Durante a manhã desse domingo (08), o Comando do corpo de bombeiros reuniu-se com o Coordenador da Defesa Civil Municipal e com Chefe do Executivo de Salinas, acompanhado por seus secretários, para tratar do Plano de Ação em caso de cenários críticos durante as chuvas. Foram discutidos os seguintes temas: definição de abrigos potenciais, alocação de maquinários, preparação de hospitais, definição de parceiros, monitoramento de áreas de risco, entre outras medidas de preparação.
[caption id="attachment_65561" align="alignnone" width="1080"] Corpo de Bombeiros/Divulgação[/caption]
Paralelamente a isso, uma consequência positiva das chuvas, é a elevação do nível de água dos barramentos – Salinas, Curralinho, Bananal, etc _ o que tem provocado grande alegria em uma região historicamente castigada pela seca prolongada. Nesse contexto, permanece a vigilância constante sobre a integridade das estruturas da Barragem e segurança das comunidades que vivem próximas a elas.
[caption id="attachment_65562" align="alignnone" width="1280"] Corpo de Bombeiros/Divulgação[/caption] [caption id="attachment_65563" align="alignnone" width="960"] Corpo de Bombeiros/Divulgação[/caption] [caption id="attachment_65564" align="alignnone" width="960"] Corpo de Bombeiros/Divulgação[/caption] [caption id="attachment_65565" align="alignnone" width="864"] Corpo de Bombeiros/Divulgação[/caption]

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!