Camacho (MG), comemora neste domingo (1º), 57 anos de emancipação

Neste final de semana na cidade de Camacho, no Centro-Oeste de Minas Gerais está sendo comemorado com muita festa os 57 anos de emancipação.
 

  A matéria continua após a publicidade

O aniversário da cidade contou com shows que iniciou na sexta-feira (28/02/), e se encerra neste domingo (1º), com a apresentação de Belo Rocha e Banda, as 18h.
Dentro das festividades, também foi realizada a 3ª Festa do Milho.
 

Sobre Camacho

 
Camacho é uma cidade de Estado do Minas Gerais. Os habitantes se chamam camachenses.
O município se estende por 223 km² e contava com 3. 154 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 14,1 habitantes por km² no território do município.
Vizinho dos municípios de Candeias, Itapecerica e São Francisco de Paula,Camacho se situa a 17 km a Sul-Oeste de Itapecerica a maior cidade nos arredores.
Situado a 947 metros de altitude, de Camacho tem as seguintes coordenadas geográficas: Latitude: 20° 37' 18'' Sul, Longitude: 45° 10' 7'' Oeste.
O prefeito de Camacho se chama Bruno Lamounier Furtado.
Para todas as formalidades administrativas, você pode ir à prefeitura de Camacho, Praça Padre Alberto, 208. Mas você também pode contatar a prefeitura por telefone ou por email, pelo endereço abaixo.
Aqui disponibilizamos o endereço do município de Camacho assim como meios de contactá-lo através do seu número de telefone, número do fax e email. Para mais informações, você pode consultar o site oficial do município.
 
Prefeitura de Camacho Pça. Padre  Alberto, 208 CAMACHO - MG, 35555-000 Brasil
Telefone da prefeitura  (37) 3343-1140
E-mail: pmcamacho@uol.com.br
Site oficial do município: www.camacho.mg.gov.br
  [caption id="attachment_65128" align="alignnone" width="1040"] Camacho completando 57 Anos (Foto: Nayane Moreira)
[/caption]
CAMACHO: DAS PRIMEIRAS OCUPAÇÕES À EMANCIPAÇÃO DO MUNICÍPIO
O início do povoamento que deu origem à cidade de Camacho ocorreu, conforme registros, em meados do século XVIII. Existem duas hipóteses que explicam a origem do nome deste povoado. A primeira delas liga-o a um bandeirante explorador de metais, Manoel Picão Camacho, ligado à fundação de Bom Despacho, que teria sido um dos primeiros habitantes do vilarejo. Esta é a versão sustentada pelo histórico presente na biblioteca do IBGE.
Contudo, é uma versão questionada, pois, como já foi mencionado, este bandeirante é também considerado fundador da cidade de Bom Despacho que, por sua vez, está muito distante de Camacho. A segunda versão está relacionada a uma tribo indígena na região com o nome “Camachuás”. Esta segunda hipótese é mencionada pelo escritor e naturalista Saint Hilaire: “Originar-se-á este nome [Camacho] das palavras guaranys camá, seios, e chiui, coisa aguda?” A afirmativa do naturalista francês encontra semelhanças com a região montanhosa de Camacho
Infelizmente, grande parte de nossa história se perdeu durante muitos anos, tendo em vista a falta de documentos sobre a cidade. O escritor francês naturalista Auguste de Saint Hilaire (1779-1853), faz referência ao povoado de Curral e de Cachoeirinha em seu livro “Viagem às nascentes do rio São Francisco”. Essa é uma das poucas fontes escritas em que o nome Camacho é encontrado.
Em 1891, Camacho foi elevado a distrito pertencente a cidade de Itapecerica, com a denominação de Distrito de Nossa Senhora das Dores do Camacho, oficializado pela lei estadual nº 2, de quatorze de setembro de 1891 e, em 1923, teve seu nome modificado para Camacho.
Com o crescimento do distrito, veio a necessidade da instalação de um curato, uma vez que a comunidade já dispunha de recursos para a manutenção do padre. Segundo o site oficial da diocese de Divinópolis, “aos 16 de junho de 1935 – Domingo de Pentecostes – Pe. Alberto Evangelista Marques, tomou posse como delegado paroquial, com a missão de elevar Camacho à Paróquia, que pertencia até então à Arquidiocese de Belo Horizonte”. Iniciou-se, assim, a construção da primeira capela em homenagem a Nossa Senhora das Dores, após a doação de um terreno, pelo fazendeiro José Arantes, cuja esposa chamava-se Maria das Dores Nazaré. Posteriormente, esta capela tornou-se a matriz da cidade que, até hoje, tem Nossa Senhora das Dores como sua padroeira.
Em 30 de dezembro de 1962, Camacho finalmente foi elevado à categoria de município, pela lei estadual 2764. A instalação da sede se deu em 1° de março de 1963 e é nesta data que se comemora seu aniversário de emancipação política da cidade.
 
As informações são do historiador João Paulo Lopes Resende

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!