Temporal em Arcos no final da tarde desta quinta, causa diversos estragos pela cidade

No final da tarde desta quinta feira (13), uma forte chuva caiu sobre a cidade de Arcos (MG), causando muitos pontos de alagamentos e fortes enxurradas. A cidade de Arcos vivenciou a força da natureza através da impetuosidade das águas da chuva, avenidas e ruas foram inundadas e as águas invadiram muitos imóveis, danificando bens e assustando moradores. Veja no vídeo abaixo.
 

A matéria continua após a publicidade

Nos pontos baixos da área central, como a rua dos Passos (quase cruzamento com avenida sanitária 2), a situação foi ainda pior, as pessoas perderam móveis e utensílios e algumas demonstravam desolação, mas felizmente não houve nenhum registro de vítimas da tempestade.
Vários vídeos foram postados nas redes sociais, por populares, mostrando a situação em vários pontos da cidade, as cenas causavam medo devido a força e o volume das águas. Um morador de 43 anos mencionou que “em todos estes anos de sua vida, nunca havia presenciado algo deste modo, uma chuva tão forte e motivo de tanta preocupação devido as circunstâncias em que a cidade se encontrou”.
Um caso que gerou bastante preocupação foi o registro de um carro que foi arrastado pelas águas das chuvas e boatos referente a suspeita de vítimas dentro do mesmo, informação esta que foi descartada posteriormente pelas autoridades. A grande tempestade também derrubou parte do muro do Cemitério Paroquial, porém sem gerar maiores danos e nem atingindo os túmulos e um sobrado desabou no Bairro Brasília, mais não se tem maiores informações se o motivo foi devido exclusivamente a chuva ou se já havia um problema anterior.
A Polícia Militar de Arcos agiu rápido, comparecendo aos pontos de risco e isolando áreas, resgatou pessoas que estavam presas na praça de evento entre as enxurradas e verificou os carros que estavam alagados.
Durante e após a tempestade surgiram ainda informações que preocupou os moradores do Sol Nascente, Santo Antônio e Vila Boa Vista, bairros que cercavam o rio em que seguia o fluxo de água da Prainha, a informação era de um possível risco de rompimento da barragem existente no Parque Aquático Municipal Adriano Carlos de Oliveira, mais conhecido como “Prainha”, no Bairro Sol Nascente, porém esta possibilidade foi descartada ao fim da noite pelo Corpo de Bombeiros que estive presente e vistoriou o local. Um vídeo gravado em outra cidade circulou como sendo uma gravação do local da barragem, gerando muita confusão entre as pessoas e assustando moradores.
Assim que a chuva forte começou, o comandante da Polícia Militar em Arcos, capitão Bittencourt, fez contato com o prefeito municipal para que as providências emergenciais pudessem ser tomadas. O chefe do Executivo acionou equipes da Defesa Civil, da limpeza pública e outros servidores para auxiliar nos trabalhos. O Corpo de Bombeiros também foi acionado. Enquanto isso, policiais militares já atendiam as ocorrências nas ruas e prestavam socorro àqueles mais necessitados. Alguns veículos ficaram parcialmente submersos em algumas ruas.
Ao longo do dia desta sexta-feira (14) os danos serão mensurados pelas centenas de pessoas que tiveram alguma espécie de bem (móvel ou imóvel) danificado ou inteiramente destruído. A PM prossegue no trabalho de orientações, apoio e, caso necessário, socorro imediato dos afetados pelo efeito nocivo da tempestade da noite desta quinta-feira (13).

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!