Tradicional Carnaval de Ouro Preto relembra história centenária de Jacubas e Mocotós

Ouro Preto segue apostando na tradição histórica para fazer um dos melhores carnavais de rua do país. Em 2020, o carnaval homenageia os 40 anos do título de Patrimônio Mundial da cidade, relembrando a antiga e divertida disputa centenária dos moradores, com o tema “Entre Jacubas e Mocotós”.

A matéria continua após a publicidade

Jacubas e os Mocotós eram chamados os habitantes de Ouro Preto de acordo com a região em que residiam. De um lado, o bairro de Antônio Dias, com sua imponente Matriz de Nossa Senhora da Conceição, e os jacubas, como eram chamados seus moradores. De outro, o bairro do Pilar, ostentando sua Matriz de Nossa Senhora do Pilar, uma das mais ricas do país, e os mocotós, apelido dado pelos jacubas aos que ali viviam.
A historiadora e moradora de Ouro Preto, Deolinda dos Santos, explica a origem dos nomes dos grupos. “Jacuba é um tipo de farinha misturado com um pouco de gordura ou sal que é para o sustento do garimpeiro. Do outro lado, o mocotó é o caldo e representa as pessoas ricas”, diz. 
E, no meio, a hoje Praça Tiradentes, palco de um dos mais tradicionais carnavais de rua do país, que atrai gente de todas as idades e dos quatro cantos do Brasil. Tudo organizado e mantido pelos moradores, que fazem questão de manter a tradição também no carnaval, mostrando que jacubas e mocotós, hoje em dia, não apenas se misturam, mas organizam juntos um dos melhores carnavais de rua do país.
A opção por um carnaval de rua inclusivo, gratuito e que valoriza a tradição é receita de sucesso há gerações. Tanto que o Zé Pereira dos Lacaios é o mais antigo bloco de sua modalidade no país. E segue arrastando crianças, adultos e até a terceira idade até hoje. “O bloco é uma das atividades do Clube dos Lacaios, que surgiu em Ouro Preto há 152 anos”, explica o presidente do Clube dos Lacaios, Arthur Nogueira. 
E não só de Zé Pereira vive o carnaval de Ouro Preto. Outros, como a Bandalheira, o Vermelho e Branco, o Balanço da Cobra e o Sanatório Geral não deixam ninguém ficar parado nos cinco dias de folia momesca. Umas das organizadoras do Bloco Balanço da Cobra, Cida Zurlo, fala das expectativas para o carnaval deste ano. “O nosso bloco já soma 45 anos de história. Neste ano iremos para as ruas com nossa camiseta temática, com desenho e arte do artista plástico Carlos Bracher. A nossa expectativa é de que o movimento na cidade seja grande já que esse ano os blocos estão tendo mais espaço pelas ruas da cidade, o que deixa o carnaval muito mais animado”, revela Cida.
"O carnaval de Ouro Preto é o melhor carnaval de rua do país. É uma festa bonita, alegre, da qual podem participar todos, inclusive famílias e idosos", diz o engenheiro Geraldo Malta, que apesar de morar em Vitória (ES), frequenta o carnaval ouropretano há mais de 50 anos.
[gallery size="full" bgs_gallery_type="slider" bgs_gallery_image_size="full" ids="63952,63953,63954,63955,63956,63957,63958,63959,63960,63961,63962,63963,63964,63965,63966,63967,63968,63969,63970,63971,63972"]
Confira a programação: 
Dia 20 de fevereiro (quinta-feira) Bloco “Os Conspirados” Horário: 17h – Local: Praça Tiradentes (Centro) Descrição: Bloco do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) da Prefeitura Municipal de Ouro Preto. Em 2020, o bloco comemora seus 20 anos.
Dia 20 de fevereiro (quinta-feira) Bloco “Vermelho i Branco” Horário: 20h \ Local: Bairro Rosário Descrição: Bloco conhecido por sua história no bairro Rosário. Atualmente, reúne cerca de 5 mil foliões vestidos de vermelho e branco. O bloco sai pelas ruas ouro-pretanas ao som de marchinhas.
Dia 20 de fevereiro (quinta-feira) Baile de Máscaras – Show Baianas Ozadas Local: Largo do Cinema \ Horário: 23h Classificação: Livre para todos os públicos \ Entrada: Gratuita.
Dias 20, 22 e 25 de fevereiro (quinta, sábado e terça) Bloco “Zé Pereira do Club dos Lacaios” Horário: 21h – Local: Praça Tiradentes (Centro) Descrição: Agremiação carnavalesca em funcionamento mais antiga do país. Em 2020, o bloco completa seus 153 anos de história.
Dia 21 de fevereiro (sexta-feira) Abertura Oficial do Carnaval 2020 – Show Banda Mikareteiros Local: Praça Tiradentes \ Horário: 23h Classificação: Livre para todos os públicos \ Entrada: Gratuita.
Dia 21 de fevereiro (sexta-feira) Show do Grupo JPG – Formado pelo filho de Zé Ramalho e Amelinha. Local: Largo da Alegria Classificação: Livre para todos os públicos \ Entrada: Gratuita.
Dia 22 de fevereiro (sábado) Bloco “Sanatório Geral” Horário: 15h Descrição: O bloco presta uma homenagem aos ilustres ouro-pretanos. Cidadãos que com suas ideias e posições marcaram a vida na cidade e passaram a fazer parte do imaginário de seus habitantes.
Dia 22 de fevereiro (sábado) Show Banda Tianastácia e Cabrobloco Local: Praça Tiradentes \ Horário: 18h Classificação: Livre para todos os públicos \ Entrada: Gratuita.
Dias 23 e 24 de fevereiro (domingo e segunda) Desfiles das Escolas De Samba Classificação: Livre para todos os públicos \ Entrada: Gratuita.
Dia 24 de fevereiro (segunda) Bloco “Balanço da Cobra” Horário: 17h Descrição: Com sátiras bem humoradas alusivas aos fatos ocorridos durante o ano, o bloco sai às ruas com muita criatividade. Os acessórios incluem cartazes, faixas e fantasias.
Dia 25 de fevereiro (terça) Show Bartucada Classificação: Livre para todos os públicos \ Entrada: Gratuita.
Como chegar a Ouro Preto Há voos diários das capitais e principais cidades para Belo Horizonte (Aeroporto de Confins). De lá, pode-se optar por um serviço de transfer até Ouro Preto (táxi, uber, etc.) ou ir até o Terminal Rodoviário de Belo Horizonte e tomar um ônibus para Ouro Preto, que sai de hora em hora, a partir das 6h. Do Rio, de São Paulo, de Brasília e de Vitória, há ônibus direto para Ouro Preto.
Onde ficar: a cidade possui excelente infraestrutura hoteleira, com opções para todos os gostos e bolsos.
www.ouropreto.org.br

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!