Áudio sobre chuva em BH que circula no WhatsApp traz fake news; entenda

São mentirosas as informações contidas em um áudio supostamente gravado por um motorista de aplicativo a respeito da chuva prevista para atingir Belo Horizonte nesta sexta-feira (24). A gravação circula em inúmeros grupos de WhatsApp desde a tarde de quarta-feira (22), quando as autoridades oficiais emitiram alguns alertas a respeito das pancadas que são esperadas na cidade, além de uma série de precauções que devem ser adotadas com vistas a evitar tragédias.
 

A matéria continua após a publicidade

 
Com tom bastante alarmista, o autor do áudio conta ter feito uma viagem para um passageiro da avenida Abílio Machado, na região Noroeste de BH, até a avenida Cristiano Machado, já na região Nordeste. O passageiro, cujo nome é apontado como Júlio César, seria funcionário da Defesa Civil do município e, durante a suposta conversa, teria feito uma série de alertas ao motorista.
"Chuva de sexta-feira é catástrofe total (...). São muitas medidas que o (prefeito) Kalil está tomando para evitar fortes, vai ser alagamento na cidade inteira, não tem como segurar (...). Quem ficar, vai morrer", declara em tom bastante preocupada com o intuito de gerar pânico. No transcorrer da gravação, o motorista ainda tece uma série de medidas que teriam sido adotadas pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para evitar tragédias.
Entre as medidas apontadas por ela estão: decreto de ponto facultativo para funcionários do governo de Minas Gerais e da PBH, fechamento do Boulevard Shopping e paralisação total das operações do metrô a partir de 12h. Na gravação, o suposto motorista ainda declara que a chuva acontecerá às 16h30 de sexta-feira (24).
Entenda mentira a mentira
Ponto facultativo: a PBH e o governo de Minas Gerais declararam que não tem qualquer previsão de ponto facultativo para seus respectivos servidores. Ou seja, amanhã o expediente está previsto para acontecer normalmente.
Fechamento do Boulevard Shopping: na gravação, o suposto motorista declara que o shopping será fechado pelo risco de transbordamento do córrego que passa na avenida dos Andradas e que, por conseguinte, poderia alagar completamente o estabelecimento de compras. No entanto, o Boulevard informou através de sua assessoria que o shopping não recebeu qualquer orientação de órgãos públicos para interrupção das atividades e, por isso, funcionará normalmente na sexta-feira.
Paralisação nas operações do metrô: a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) negou qualquer paralisação do sistema. O metrô de BH, então, também funciona normalmente nesta quinta e nesta sexta-feira, com todas as estações abertas à população, e os trens operando normalmente das 5h15 às 23h.
Quaisquer informações confiáveis a respeito da chuva em Belo Horizonte podem ser recebidas diretamente do canal oficial da Defesa Civil da cidade, tanto pelas redes sociais quanto por mensagens no celular. Interessados em esclarecer dúvidas podem assinar o serviço de mensagens da Defesa Civil pelo 40199. Os canais do órgão na internet podem ser acessados pelo usuário @defesacivilbh (Instagram, Twitter, Facebook e Telegram).

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!