Por falta de manutenção volante de ônibus solta na mão de motorista em BH

Por pouco Belo Horizonte não vivenciou uma tragédia envolvendo um ônibus que presta serviço de transporte público na capital, nesta semana. O volante de um coletivo da linha 318 (Estação Barreiro/Jardim Liberdade) se soltou na mão do motorista enquanto ele dirigia o veículo, na última quarta-feira (15).

  A matéria continua após a publicidade

O veículo seguia vazio pela avenida Senador Levindo Coelho, no Barreiro, em baixa velocidade, quando a peça se soltou. O coletivo faz parte da frota da empresa Transoeste, a mesma responsável pelo ônibus da linha 305 (Estação Diamante/Mangabeiras) que se envolveu em um acidente com cinco mortes durante o Carnaval de 2018, por falta de freios em uma descida.
Outros ônibus da empresa também já tiveram problemas de manutenção e precisaram ter as viagens interrompidas.
“Graças a Deus que não aconteceu um acidente gravíssimo. Poderia ter acontecido uma tragédia. É um absurdo a condição dos ônibus. Alguns veículos são presos com arame e estão em péssimas condições de uso”, disse uma funcionária da empresa, que prefere não ser identificada.
 
A mulher enviou uma foto em que mostra a situação precária de outro ônibus:
[caption id="attachment_62957" align="alignnone" width="480"] imagem mostra situação precária de ônibus que opera em BH (Arquivo pessoal)[/caption]
Em nota (confira na íntegra abaixo), o Setra-BH (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte) disse que o veículo foi recolhido para a vistoria e será vistoriado.
“O Setra-BH informa que o veículo foi recolhido para manutenção e será vistoriado para apontar a causa do defeito no equipamento. A entidade ressalta que todos os veículos gerenciados recebem manutenções periódicas e só são liberados para circulação após vistoria em toda a sua estrutura e equipamentos”.
Já a BHTrans informou (veja abaixo) que o veículo foi vistoriado no dia seguinte ao ocorrido e que os problemas foram sanados. “O veículo foi criteriosamente vistoriado, avaliados os itens de segurança obrigatórios. A Autorização de Tráfego do veículo foi recolhida e o veículo impedido de circular até que seja apresentado novamente à vistoria da BHTRANS com os problemas sanados. No dia 17/1, o veículo retornou à vistoria e, após constatado que os problemas foram solucionados, a autorização de tráfego foi devolvida”, diz a autarquia.
A empresa que opera o trânsito da capital não soube informar se o veículo já havia sido multado por falta de manutenção. Disse apenas que o ônibus passou por uma vistoria recente, que deve ser repetida ainda em janeiro.
“A última vistoria deste veículo havia sido em 29/07/2019 e o mesmo estava com o retorno programado para o dia 29/01/2020. No dia 29/1, o veículo passará por nova vistoria e todos os itens de segurança serão novamente checados pelos vistoriadores da BHTrans”, afirma.
A multa para veículos flagrados em más condições chega a R$ 516,33. No entanto, a BHTrans não informou se a Transoeste foi multada neste caso.
Nota do Setra
“O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH) informa que o veículo foi recolhido para manutenção e será vistoriado para apontar a causa do defeito no equipamento. A entidade ressalta que todos os veículos gerenciados recebem manutenções periódicas e só são liberados para circulação após vistoria em toda a sua estrutura e equipamentos.
Quando acontece alguma ocorrência com um veículo em circulação, as empresas buscam, no menor tempo possível, realizar a manutenção ou a substituição com ônibus da frota reserva.
O SetraBH informa também que disponibiliza para todos os passageiros do Transporte Coletivo de Belo Horizonte o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Para fazer sugestões, reclamações e elogios ou denúncias, as pessoas podem entrar em contato pelo telefone (31) 3248-7300, ou pelo site: www.transfacil.com.br informando número da linha e do ônibus, horário e local da ocorrência”.
Nota da BHTrans
“A BHTRANS informa que assim que tomou conhecimento do problema com o veículo 30117 da linha 318 (Estação Barreiro/Jardim Liberdade Via Milionários), no dia 16/1, convocou o veículo a comparecer à vistoria neste mesmo dia. O veículo foi criteriosamente vistoriado, avaliados os itens de segurança obrigatórios. A Autorização de Tráfego do veículo foi recolhida e o veículo impedido de circular até que seja apresentado novamente à vistoria da BHTRANS com os problemas sanados. No dia 17/1, o veículo retornou à vistoria e, após constatado que os problemas foram solucionados, a autorização de tráfego foi devolvida.
A última vistoria deste veículo havia sido em 29/07/2019 e o mesmo estava com o retorno programado para o dia 29/01/2020. No dia 29/1, o veículo passará por nova vistoria e todos os itens de segurança serão novamente checados pelos vistoriadores da BHTRANS.
De acordo com o regulamento do transporte coletivo, a multa para o veículo que for flagrado em más condições comprometendo a segurança dos usuários é grave e no valor de R$ 516,33 (grupo 3)”.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!