Segundo jardim vertical do país será inaugurado em Nova Lima

A cidade de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte ganhará um jardim vertical nesta sexta-feira  (20). Esta que é a primeira obra do tipo produzida em Minas Gerais, além de ser a segunda no país, possui 3.000 m² e conta com de 4 mil mudas ornamentais plantadas. O parque vertical, como também pode ser chamado, foi projetado em formato que acompanha toda a estrutura da fachada do edifício onde funciona o Centro Empresarial Vila da Serra. O resultado poderá ser visto de qualquer ângulo por quem estiver passando pela Alameda Oscar Niemeyer, principal via da região do Vale do Sereno.
 

A matéria continua após a publicidade

Eduardo Luiz, CEO da Epar Business Experts, empresa responsável pela administração e gestão da obra, explica que o jardim segue uma tendência da nova arquitetura européia, ainda pouco comum pelo mundo. “Entregamos uma infraestrutura para projetar este jardim que é 100% natural, contando com um sistema de wi-fi ligado com o sistema de previsão do tempo, no qual aciona de forma inteligente a bomba da caixa d’água controlando sustentavelmente o uso da água para o processo de irrigação das plantas”, conta o empresário.
Ele explica que, além do todo o acompanhamento da obra e em conjunto com a arquiteta Bruna Palhares, que fez o projeto de retrofit, foram analisados os riscos para a estrutura existente. “A proposta é apresentar um conceito que permite unir a arquitetura e uma estética predial, mas também ir além e conscientizar que podemos entregar soluções que além de valorizar funcionais e sustentáveis em prol de um meio-ambiente melhor. Não há que não dê uma olhadinha para a nova fachada”.
Saiba mais curiosidades sobre o Jardim Vertical de Nova Lima:
  • O jardim vertical ajudará a reduzir consideravelmente a poluição sonora de dentro do edifício, além de funcionar como isolante térmico sendo capaz de reduzir até 7°C do espaço interno, permitindo um ambiente mais fresco;
  • Com a construção do jardim vertical, a grande proporção da estrutura e presença de plantas, poderá  reduzir em até 30% a concentração de gazes poluentes em seu entorno.
  • [caption id="attachment_58590" align="alignnone" width="1280"] Divulgação[/caption]

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!