"Crime Organizado" MPMG investiga crimes praticados na Câmara Municipal de Itaúna (MG)

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMNG), por intermédio da Promotoria do Patrimônio Público de Itaúna e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Regional de Divinópolis, com o apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil, deflagrou na manhã desta terça-feira (10), a Operação Carona Sinistra, fruto de um procedimento investigatório que apurou práticas criminosas no âmbito do Poder Legislativo do município de Itaúna (MG).
 

A matéria continua após a publicidade

As irregularidades são decorrentes, inicialmente, de contratação de agência de publicidade mediante fraude de licitação e apropriação de dinheiro público na execução de contrato fraudulento. Além dos crimes de fraude ao procedimento licitatório, peculato-desvio e associação criminosa, outras infrações penais poderão ser comprovadas no desfecho do procedimento investigatório criminal.
Na oportunidade, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão relacionados a seis alvos da operação, nas residências e endereços profissionais dos investigados, incluindo gabinete da Câmara Municipal. A decisão judicial ainda determinou cautelarmente o afastamento de envolvidos das respectivas funções públicas e a proibição de contato entre os alvos da operação, além de proibir o acesso à Câmara Municipal por parte dos investigados.
O promotor de Justiça Leandro Wili explica detalhes da investigação.
[playlist ids="57297"]
A Operação Carona Sinistra contou com a participação de quatro promotores de justiça, seis servidores do Ministério Público, 41 policiais militares e 28 policiais civis.
[caption id="attachment_57303" align="alignnone" width="955"] Divulgação/PCMG[/caption] [caption id="attachment_57304" align="alignnone" width="1280"] Divulgação/PCMG[/caption] [caption id="attachment_57305" align="alignnone" width="1280"] Divulgação/PCMG[/caption] [caption id="attachment_57306" align="alignnone" width="1280"] Divulgação/PCMG[/caption]

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!