PF realiza mandados de busca e apreensão em 5 cidades na Baixada Santista por desvios em merenda

A Polícia Federal deflagrou nessa terça-feira (26) a Operação Cadeia Alimentar II, para apurar irregularidades em procedimentos licitatórios e desvio de verbas relacionados à compra de merenda escolar de aproximadamente 50 municípios do Estado de São Paulo (SP).
 

A matéria continua após a publicidade

Policiais federais deram cumprimento a 57 mandados de busca e apreensão e 27 mandados de prisão temporária, expedidos pela 4ª Vara da Justiça Federal de Ribeirão Preto (SP).
As medidas executadas hoje visam coletar elementos que complementem as informações obtidas em colaboração premiada formalizada por dois investigados junto a Polícia Federal e Ministério Público Federal, após terem sido alvos na primeira fase da investigação (Operação Cadeia Alimentar – maio/2018).
Entre os alvos da operação estão empresários, lobistas, servidores e ex-servidores públicos, uma Vereadora, ex-Prefeitos, Secretários e ex-Secretários de Governo. Os mandados de buscas estão endereçados à residências, empresas, três prefeituras e uma Câmara dos Vereadores.
Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crime de organização criminosa (art. 2 da lei 12850/13), fraude à licitações (art. 90 da lei 8666/93), falsidade ideológica, corrupção ativa, prevaricação e corrupção passiva (artigos 299, 317, 319 e 333 do Código Penal) cujas penas, somadas, podem chegar a 28 anos de prisão.
- Cubatão (1 mandado de prisão e 4 busca/apreensão);
- Guarujá (2 mandados de busca/apreensão);
- Praia Grande (2 mandados de busca/apreensão);
- Santos (2 mandados de prisão e 2 busca/apreensão);
- São Vicente (2 mandados de prisão e 5 busca/apreensão).

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!