Por falta de acordo com o Governo de Minas, servidores da saúde anunciam greve

Após reunião nesta segunda-feira (4) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, servidores estaduais da saúde decidiram entrar em greve a partir da próxima quinta (7). A categoria quer o mesmo acordo de reajuste salarial negociado com funcionários da segurança pública, de 28,8%.

A matéria continua após a publicidade

 
De acordo com a representante da direção executiva do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (Sind-Saúde/MG), Nelsa Freitas, as categorias deveriam ser valorizadas da mesma maneira. “Se a segurança tem importância, nós também queremos ter a mesma importância porque a saúde tem que ser tratada como prioridade para esse e para qualquer outro governo.”
Os setores de urgência e emergência dos hospitais irão funcionar com 30% dos servidores na escala.
 

Segurança pública

 
Depois de diversas tentativas de negociação, no início de outubro representantes da segurança pública – policiais militares e civis, bombeiros, agentes penitenciários e do sistema socioeducativo – entraram em acordo com o Governo de Minas sobre a reposição salarial dos últimos quatro anos e a regularização do pagamento dos salários da categoria.
Ficou definido que o pagamento de dezembro será feito em parcela única até o 10º dia útil. Em janeiro, fevereiro e março os salários também serão pagos integralmente até o 7º dia útil. A partir de abril, o dinheiro passa a ser depositado até o 5º dia útil. Em relação ao 13º salário, foi acordado que o pagamento será feito em três parcelas: em 21 de dezembro, 21 de janeiro e 21 de fevereiro.
Sobre a recomposição salarial, o governo pretende anunciar o cronograma de pagamento e os percentuais que serão depositados até a segunda quinzena de novembro.
[caption id="attachment_52239" align="alignnone" width="1280"] Fotos: Clèver Ribeiro/Itatiaia[/caption] [caption id="attachment_52240" align="alignnone" width="1280"] Fotos: Clèver Ribeiro/Itatiaia[/caption] [caption id="attachment_52241" align="alignnone" width="1280"] Fotos: Clèver Ribeiro/Itatiaia[/caption]  

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!