Destaknews e cerca de 500 farmácias de manipulação foram banidas, do WhatsApp; sendo 40 em Minas, gerando prejuízos

De acordo com o portal Hoje em Dia, pelo menos 40 farmácias de manipulação em Belo Horizonte e cerca de 500 no Brasil foram surpreendidas pelo WhatsApp com o bloqueio e até o banimento do aplicativo. O veto ao uso do serviço afeta o atendimento aos clientes e, consequentemente, reduz vendas. Em alguns casos, empresários estimam perdas em torno de 80%.

A matéria continua após a publicidade

 
Diante da surpresa, a Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) ajuizou ação na Justiça cobrando do WhatsApp explicações e defendendo o retorno imediato do serviço.
“As farmácias realizam trabalho fundamental para a saúde da população, dentro das normas da Anvisa e das demais autoridades, que reconhecem a importância do atendimento remoto no acesso dos pacientes a esse serviço. Com os bloqueios, inúmeros pacientes estão tendo dificuldades para pedir orçamentos e verificar a disponibilidade nas farmácias”, disse Marco Fiaschetti, diretor-executivo da Anfarmag.
Segundo a entidade, o Facebook, proprietário do aplicativo, não informou aos donos das farmácias o motivo do bloqueio ou banimento. A Anfarmag classificou a decisão do aplicativo como arbitrária.
“O WhatsApp pertence ao megagrupo Facebook, que detém os mais populares programas de comunicação mundiais. Por agirem de forma tão irresponsável, devemos levantar uma reflexão: até que ponto esse monopólio impacta negativamente os cidadãos. Apenas no nosso caso, são milhares de consumidores que não estão conseguindo ter o mesmo acesso de antes às farmácias de manipulação, que preparam medicamentos e produtos farmacêuticos personalizados para a saúde e, muitas vezes, de urgência”, cobrou o diretor da associação.
Alternativas
Empresas afetadas ainda podem negociar produtos por outras plataformas digitais, como e-mail e Telegram. O problema, destaca a empresária Janete Grippa, diretora regional da associação em Minas Gerais, é que a maioria dos usuários das redes sociais têm o WhatsApp como plataforma principal para este tipo de comunicação. “Você pode fazer um pedido por e-mail, mas não é a mesma coisa”, disse a empresária.
A entidade não soube informar quando a ação, com pedido de liminar, será julgada. Além do desbloqueio, empresários querem reparo às perdas acumuladas com a queda nas vendas.
Hoje em Dia não conseguiu contato com o WhatsApp e o Facebook.
Norma da Anvisa contradiz justificativas do aplicativo
Um dos motivos que levam ao bloqueio do WhatsApp, segundo mensagens do aplicativo aos usuários, é infringir a regra que proíbe “enviar ou solicitar informações de saúde se as leis aplicáveis limitarem a distribuição de tais informações a sistemas que não cumprem os requisitos necessários para processar essas informações de saúde”.
No Brasil, entretanto, norma da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autoriza o uso do aplicativo para este fim.
A empresária Janete Grippa, diretora da Anfarmag em Minas Gerais, lamenta o bloqueio: “O consumidor está ficando sem retorno porque a manipulação é complexa e a comunicação via ‘zap’ facilita muito. Agora, a pessoa terá de ir à farmácia. Há casos de farmácia em que o bloqueio ocorreu no meio do atendimento (do funcionário ao cliente). É a falta de comunicação”.
Segundo ela, o número de farmácias bloqueadas vem crescendo. Em menos de uma semana, passou de 30 para 40 empresas em BH.
ALÉM DISSO
Tatuadores em todo o Brasil também reclamam de terem sido banidos do WhatsApp sem qualquer aviso prévio ou oportunidade de defesa. As contas teriam sido suspensas por supostas violações aos termos de serviço, porém sem informar qual seria o problema. As exclusões já motivaram ações judiciais no Rio Grande do Sul e em São Paulo. Nos termos de uso, a plataforma explica que os bloqueios podem acontecer se houver violação ou incentivo para que terceiros violem suas diretrizes e políticas, se a conta receber feedbacks negativos em excesso ou se causar danos ao WhatsApp ou aos usuários. Mensagens em massa não autorizadas – os populares spans – também podem resultar em banimento de contas. Além de recorrer à Justiça, usuários que se sentiram lesados têm utilizado o site Reclame Aqui.
 

DestakNews Brasil

 
O DestakNews teve o WhatsApp banido de forma irresponsável e sem nenhum aviso, na tarde dessa segunda-feira (28), conforme foto abaixo.
[caption id="attachment_51005" align="alignnone" width="1076"] Foto: DestakNews[/caption]
Procurado, o WhatsApp respondeu que tem razões suficientes para acreditar que as nossas atividades violaram os termos de serviço do mensageiro, que decidiu manter a nossa conta banida.
Segundo o WhatsApp o mensageiro recebeu um alto volume de reclamações sobre a conta do DestakNews e não podem liberar informações a respeito destas reclamações, pois seria violação de privacidade do usuário, concluiu o WhatsApp. Ou seja, de nada serve a ajuda disponibilizada pelo WhatsApp. Confira a integra da mensagem abaixo.
[caption id="attachment_51004" align="alignnone" width="1080"] Foto/DestakNews[/caption]
A aplicativo WhatsApp não é mais uma exclusividade em que os usuários possam ficar presos a ele, já existe um aplicativo de igual ou melhor plataforma de mensagens para ser utilizado, que é o Telegram, com todas as funcionalidades que o WhatsApp possui. o Telegram pode ser facilmente baixado sue smartphone e todos os seu contatos já aparecem automaticamente.
Não há a necessidade de nos submetermos ao monopólio do WhatsApp.

Configurando Telegram por primeira vez

  1. Após a conclusão da instalação, procure pelo ícone do Telegram em seu smartphone ou tablet.Telegram Messenger
  2. Clique para abrir e você se deparará com uma simples tela de boas-vindas ao aplicativo, aceitando essa primeira tela, chegaremos onde questiona em que país você mora e qual número de telefone deseja cadastrar.Como instalar app Telegram
  3. Você pode clicar em país e pesquisar pelo Brasil, assim ele gera o código internacional do Brasil por você, mas se quiser poupar tempo, clique na primeira caixinha da linha debaixo e digite 55, que é o código brasileiro.
  4. Na caixinha ao lado digite o DD sem o zero e, por fim, seu número de celular.
  5. Clique em avançar e vamos para a próxima janela.

Configurando nome de exibição do Telegram

  1. Telegram-para-androidAssim que seu número está configurado, ele pergunta seu nome e sobrenome. Não precisa ser o nome completo, ou seu nome real, então não se preocupe tanto com isso.
  2. Em nome digite seu primeiro nome, clique em avançar no teclado e escreva seu sobrenome. Para confirmar a escolha, volte ao topo e note um símbolo de certo, clique nele e pronto, você verá uma tela em branco com uma mensagem informando que não há conversas (se for a primeira vez que você cadastra este número) e que que você pode começar uma nova conversa clicando no ícone do lápis, no canto inferior direito, ou pode dar uma olhadinha nos seus contatos indo no mesmo botão.
  3. Algo muito interessante que pude notar é que ele mostra os contatos sincronizados com a sua conta de e-mail da Microsoft, se este mesmo número estiver cadastrado no e-mail. Mas atente-se ao fato de que só poderá falar com a pessoa se ela também tiver um perfil no aplicativo.
Começando meu primeiro bate papo pelo Telegram
Para começar a utilizar o aplicativo é bem simples.
  1. Clique no lápis, encontrado no canto inferior direito dentro de um círculo, ou clique nas três barrinhas no topo da tela ao lado do nome Telegram e vá em contatos e clique no nome da pessoa com quem deseja começar a conversar.escrever-mensagem-telegram
  2. Ou ainda…Vá pelo mesmo caminho (as três barrinhas) e ao invés de clicar em contatos, você pode convidar amigos do Twitter, email, Facebook, WhatsApp, Skype, …app-telegram (3)
  3. E por fim, mas não menos importante sendo o mais simples de se fazer, salve o número da pessoa na sua agenda do aparelho.
O app usa a rede móvel ou Wi-Fi  para enviar e receber mensagens de texto e áudio, então você não precisa gastar nem um centavo como se estivesse mandando um SMS.
telegram-no-android
O app Telegram Messenger é um aplicativo para compartilhar com seus amigos e familiares mensagens de texto e áudio, fotografias, links e documentos, além de brindar a opção de chat completamente privado e secreto.
Agora que já sabe como baixar e instalar Telegram para Android  não perca mais tempo e comece agora a usufruir de todas as vantagens que o aplicativo lhe oferece!

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!