Golpe do carro quebrado: crime antigo fez uma vítima em Itapecerica (MG)

Uma ligação e um pedido de ajuda financeira para consertar um carro. Essas são as duas características de um golpe antigo, mas que ainda faz vítimas no Brasil.
Um morador de Itapecerica, na região Centro-Oeste de Minas Gerais, foi enganado nessa quarta-feira (16) por uma pessoa que se passou por um parente e acabou perdendo R$800,00, em deposito bancário em um suposto serviço mecânico.

A matéria continua após a publicidade

A vítima do estelionato, que teve o nome preservado, contou à polícia que recebeu uma ligação telefônica do número (62)996987854, e que do outro lado da linha a pessoa disse que seu veículo teria estragado na rodovia e o mecânico estava cobrando o valor de R$800,00 para realizar o reparo no suposto veículo.
O estelionatário passou o número de uma conta e agência bancária, para que a vítima efetuasse o depósito. Após descobrir que se tratava de um golpe, a vítima procurou a polícia para registrar a ocorrência.

Modalidades de golpes que você deve ficar atento

  ALERTA GERAL!
Quando alguém ligar contando essas lorotas ou mesmo dizendo ser um parente com o carro quebrado ou que está seqüestrado, desligue o telefone e ligue novamente para a pessoa e confirme. A maioria dessas ligações são golpes e todo mundo deve ficar atento.
 
Portanto, se o "primo", o "filho", o "tio", a "tia", a "mãe" ou o "pai" ligar, atenda sempre desconfiando de tudo. Qualquer dúvida, antes de qualquer ação, desligue o telefone e ligue novamente para a pessoa confirmando se de fato aquela pessoa ligou e precisa mesmo de favor.
Agindo assim dificilmente algum "primo" por aí vai tomar o seu dinheirinho suado. PENSE NISSO!
 

Sequestro relâmpago

O sequestro relâmpago, a saidinha de banco e os golpes de recompensa parecem ser conhecidos, mas isso não impede que milhares de pessoas ainda sejam vítimas destes tipos de crime.
Segundo ele, embora haja todo um esforço da mídia e da própria polícia em divulgar os golpes, sempre há quem caia nos mesmos, o que vem prolongando a especialização de bandidos e mantendo estes delitos ainda entre os registros policiais.

Falso sequestro

 
O falso sequestro, qualificado policialmente como crime de extorsão, é um dos que embora bastante divulgados mais provocam vítimas, pois normalmente envolvem a vida de alguém.
- Este crime é um clássico, pois normalmente o bandido liga para um telefone aleatório diz que está com algum parente da vítima e solicita depósito de dinheiro ou créditos de celular. Normalmente envolve mais uma pessoa, além do que liga, fica ao fundo um comparsa gritando e pedindo socorro. Para quem não está preparado, realmente pode causar desespero - disse o delegado.

Nestes casos, o importante é se utilizar de três cuidados básicos.

- O primeiro passo é desligar imediatamente o telefone e tentar localizar a pessoa. No geral, o bandido não tem o número da vítima e, se realmente for um sequestro, vai tentar novamente. A segunda coisa é jamais dizer o nome de qualquer parente. No falso sequestro, além do nome da vítima a pessoa saberá quem procurar e se a vítima disser qualquer nome estará dando maneiras de o bandido conseguir convencer quem atendeu ao telefone que realmente se trata de um sequestro.
 Se houve qualquer possibilidade de ser um sequestro real a vítima deve procurar a força policial imediatamente, pois ela estaria preparada para atuar nestas circunstâncias.

Golpes variados

Já em relação aos golpes de estelionato não há alguma atuação comum. As recompensas, vão desde bilhetes premiados, pacotes de viagens até heranças familiares.
- Normalmente este tipo de crime ocorre por conta da ganância da vítima. O importante é que se entenda que não há dinheiro fácil. As pessoas que caem nestas histórias, no geral, se acham espertas, mas acabam sendo ingênuas. Pois o bandido deste crime é extremamente hábil em argumentar- disse.
O crime pode partir tanto de uma ligação como uma abordagem aparentemente ingênua na rua.

Para este tipo de golpe elaboramos as seguintes orientações:

- Nunca acredite em histórias em que você será muito beneficiado financeiramente. Prêmios não pedem garantia, no geral, é "conto do vigário". Desconfie de pessoas eloquentes e que dão a impressão de serem muito amigas. Nunca feche nenhum negócio sem referências de pessoas ou ter verificado a existência da firma.
No geral, as vítimas mais comuns nesse tipo de crime são as mulheres e os idosos.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!