Pistola colorida existe – mas é improvável que circule no Brasil; não há motivos para alarmismos

Mensagem espalhada no WhatsApp alerta para arma da Taurus que parece 'brinquedo'; a pistola Spectrum .380, porém, só é vendida nos EUA

Aparência da Spectrum .380 liga o alerta para a semelhança com armas de brinquedo (Taurus/Reprodução)

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Desde 2018 que, uma mensagem espalhada em grupos do WhatsApp vem deixando os brasileiros ainda mais preocupados com sua segurança. De tom alarmista, o texto avisa que agora circulam no país armas coloridas – que têm a aparência de brinquedo, mas são de verdade. “Se virem alguma pistola colorida na mão de algum menino, não é brinquedo”, diz a corrente.

 

A matéria continua após a publicidade

 
A mensagem faz referência à pistola Spectrum .380 da Taurus, que, de fato, tem detalhes coloridos. A arma existe de verdade e foi lançada em 2017 na Shot Show, uma feira anual da indústria armamentista realizada em Las Vegas. A Spectrum .380 é uma micropistola com capacidade para sete balas e que pesa apenas 280 gramas.
O único porém: a pistola é feita e comercializada apenas nos Estados Unidos e não está disponível no catálogo nacional da fabricante de armas. A informação é de Eduardo Minghelli, diretor de marketing da Taurus, que acrescenta que a Spectrum .380 é fabricada em Miami, pela Taurus USA, subsidiária da empresa brasileira no mercado americano.
Uma opção para a arma circular no Brasil seria a importação. Mas isso esbarraria na legislação brasileira. O artigo 190 do Decreto 3.665/2000 prevê que o produto controlado que estiver sendo fabricado no país por indústria considerada de valor estratégico pelo Exército, como é a de armas, terá sua importação negada ou restringida. Ou seja, um brasileiro que tentasse importar a Spectrum .380 encontraria muitas dificuldades.
Aparência da Spectrum .380 liga o alerta para a semelhança com armas de brinquedo (Taurus/Reprodução)

Sem registro de apreensão

É claro que um criminoso também poderia tentar contrabandear a micropistola, mas números oficiais das autoridades indicam que a Spectrum .380 também não está circulando no mercado negro. A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou a VEJA que não há nenhum registro de apreensão da arma no estado.
Aparência da Spectrum .380 liga o alerta para a semelhança com armas de brinquedo (Taurus/Reprodução)

Veja abaixo a mensagem falsa, em tom alarmista que está circulando em grupos de WhatsApp

Mensagem falsa em tom de alarmismo (Reprodução/WhatsApp)
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com