Velocidade incompatível em pista molhada são as principais causas de acidentes nas rodovias

Na manhã desta quinta-feira (26), um automóvel VW/UP, emplacado em Ouro Branco (MG) conduzido por uma mulher de 39 anos, residente na mesma cidade, seguia pela MG-050, deslocando de Pimenta para Piumhi, quando na altura do KM 255, ao realizar uma curva para a direita, derrapou na pista molhada e chocou-se contra defesa metálica. Felizmente ninguém se feriu.

  A matéria continua após a publicidade

Confira as dicas da Polícia Rodoviária para evitar que os motoristas sofram acidentes durante o período de chuvas. O objetivo é orientar o condutor a redobrar o cuidado ao dirigir e dessa forma garantir maior segurança nas estradas do estado.
Ao todo, são sete orientações sobre como guiar um veículo no asfalto molhado:

Diminua a velocidade

Quando a chuva começar, diminua a velocidade. O óleo presente na pista se solta, tornando-a escorregadia. A areia também pode aumentar o risco de derrapagens.

Mantenha distância entre os veículos

Aumente a distância entre veículos. Isso permite que o motorista tenha uma melhor visão e garante um tempo para que o condutor adote medidas de segurança no caso de uma emergência.

Itens de segurança em boas condições

O ideal é sair de casa com limpador de para-brisa em boas condições de uso. O sistema de desembaçamento de vidro precisa funcionar. A água pode cobrir buracos na pista e também pode provocar aquaplanagens, quando os pneus perdem a capacidade de drenar a água e deixam de tocar o solo.

O que fazer se o carro “aquaplanar”

Tire o pé do acelerador e evite frear para que as rodas não travem. Segure a direção firmemente, sem virar o volante, até que volte a ter peso. Se isso não for feito, o carro pode até capotar ao voltar a ter contato com o solo.

Mantenha sempre o farol baixo aceso

Sinalize o veículo quando a visibilidade diminuir. Mantenha o farol baixo aceso. Procure um local seguro como posto de abastecimento ou similar, mas nunca pare na faixa de rolamento ou acostamento.

Mantenha a velocidade moderada

É comum as pessoas correrem sob chuva à margem das vias sem os devidos cuidados. Para evitar atropelamentos dirija preventivamente, com atenção e velocidade moderada, sobretudo, em locais onde possa ver a travessia de pedestres.

Motociclistas devem trafegar pelo centro das vias

Para veículos de duas rodas a principal dica é a prudência e o respeito às regras de trânsito. Trafegue pelos centros das vias e mantenha as luzes acesas, principalmente à noite.

Evite manobras

Ultrapassagem e avanço nos sinais só devem ser feitos somente em caso de necessidades e com segurança. São manobras que, sob chuva, devem ser evitadas.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!