Polícia Militar e GAECO deflagrou a “Operação Nêmesis” em Minas Gerais e São Paulo com a prisão de 46 pessoas

Nesta terça-feira (24), a unidade do GAECO em Patos de Minas, com a cooperação das Unidades do GAECO de Belo Horizonte, Uberaba, Uberlândia, Passos, São Paulo, São José do Rio Preto e das Polícias Militares de Minas Gerais e São Paulo, deflagrou a Operação Nêmesis em Minas Gerais e São Paulo.

  A matéria continua após a publicidade

Em Minas Gerais, a operação foi desencadeada nas cidades de Patos de Minas, Patrocínio, Presidente Olegário, Serra do Salitre, Araxá, Uberaba, Uberlândia, Sete Lagoas, Monte Carmelo. Já no estado de São Paulo, a operação aconteceu na capital, Mairiporã e São José do Rio Preto.
Na mitologia grega, Nêmesis era a deusa do equilíbrio e do destino, que punia o comportamento desviante dos homens que quebravam as leis estabelecidas. Além de ser uma opositora da arrogância e orgulho, Nêmesis também defendia as pessoas que tinham sido punidas por crimes que não tinham cometido.
A deflagração deu cumprimento a 71 mandados de busca e apreensão, 42 mandados de prisão, expedidos pela Justiça Estadual em Patos de Minas em desfavor de integrantes de sociedade delitiva especializada em integrada por pessoas, inclusive agentes públicos que exercem suas atividades em Patos de Minas e São Paulo, que agindo em comunhão de esforços e unidade de desígnios teriam, mediante  homicídios, concussão, corrupção, prevaricação, falsidade ideológica,  furto e roubo de veículos, de cargas,  de fazendas, de estabelecimentos comerciais, receptação e adulteração de sinais identificadores de veículos, cárcere privado,  inserção de dados falsos em sistemas de informações dos bancos de dados da Administração Pública, adulteração de sinal identificador de veículo, lavagem de capitais, falsificação e comercialização de documentos públicos, obter vantagem de qualquer natureza.
A investigação está em curso desde 20/03/2019 e contou com diversas medidas investigativas que contribuíram para a elucidação de um dos homicídios, levando a prisão do mandante e os executores pelos agentes do GAECO e guarnições da Polícia Militar, bem como contribuíram para identificar esquema de enriquecimento ilícito, inclusive de agentes públicos através da obtenção de vantagem indevida, os quais deliberadamente e com estabilidade, se uniram  para garantir a perpetuação de ações criminosas diversas.
[gallery type="slideshow" size="full" ids="47520,47521,47522,47523,47524,47525,47526,47527,47528,47529,47530,47531,47532,47533,47534,47535,47536,47537"]
A deflagração da operação visa garantir a ordem pública, assegurar a aplicação da lei penal e atender a conveniência da instrução criminal.
Para garantir o cumprimento dos decretos de prisão preventiva e os mandados de busca, apreensão e sequestro de veículos, foram empregados 270 policiais militares em viaturas caracterizadas e descaracterizadas, equipes do BOPE (Batalhão de Operações Especiais), Batalhão ROTAM (Rondas Táticas Metropolitanas) e Batalhão de Choque, com o emprego de duas aeronaves, drones, cães, Agentes do GAECO de Minas Gerais e São Paulo, Promotores de Justiça, analistas do Ministério Público e serventuários do Poder Judiciário.
Os resultados alcançados foram:
40 presos por mandado de prisão;
06 presos em flagrante;
33 veículos apreendidos;
133 celulares apreendidos;
08 armas de fogo apreendidas;
310 Munições;
50 computadores apreendidos;
R$ 265.456,95 de reais apreendidos.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!