“Semana Nacional do Trânsito” Polícia Militar e CONSEP realizam blitz educativa em Itapecerica

Neste sábado (21) a Polícia Militar em parceria com o CONSEP (Conselho Comunitário de Segurança Pública), participaram em Itapecerica (MG), das atividades alusiva a Semana Nacional do Trânsito.
A Semana Nacional do Trânsito é comemorada do dia 18 ao dia 25 de setembro, ocasião onde é feita uma conscientização entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância de se ter um trânsito cada vez mais seguro. O tema deste ano é “NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA”.

A matéria continua após a publicidade

Durante as ações na Av. Ribeiro Pena e Praça Lincoln da Luz Ribeiro ao lado do Terminal Rodoviário, foram realizadas blitz educativa e entregas de panfletos a motoristas, motociclistas e pedestres, com dicas de segurança visando um trânsito mais seguro para todos.
De acordo com as informações do CONSEP, foram abordados aproximadamente 160 veículos.
[gallery type="slideshow" size="full" ids="47227,47228,47229,47230,47231,47232,47233,47234,47235"]
A iniciativa tem por objetivo conscientizar motoristas, ciclistas e pedestres para ações que transformem o trânsito em um ambiente seguro. Prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a semana é celebrada com ações integradas entre a sociedade e o poder público – federal, estadual e municipal.
O tema “No trânsito, dê sentido à vida” segue as diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU) para redução de 50% dos índices de mortalidade no trânsito nos países membros. Neste ano, o foco das mobilizações está nos mais vulneráveis no trânsito: pedestres, ciclistas e motociclistas. A Semana Nacional do Trânsito faz parte da campanha educativa do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para 2019, prevista na Resolução nº 771/2019.
Ela começou em maio deste ano e seguirá até abril de 2020. A primeira grande ação aconteceu em maio, quando o Brasil inteiro se mobilizou para promover o Maio Amarelo. Em junho, as campanhas valorizaram as faixas para pedestres e o sinal de vida. Em julho, as iniciativas foram voltadas para a prevenção durante o período das férias escolares, e em agosto, o objetivo foi educar sobre o uso do celular por pedestres, ciclistas e de condutores. No último dia 12, o Denatran lançou a Campanha Nacional do Trânsito, que ao longo de todo o ano, será veiculada por meio de outdoors, bussdoors, cartazes e redes sociais com temas específicos para chamar a atenção da sociedade sobre o assunto.
 

Confira abaixo as dicas de segurança

Saiba o que é CONSEP

O CONSEP – Conselho Comunitário de Segurança Pública é uma entidade de direito privado, com vida própria e independente em relação à Polícia Militar ou a qualquer outro órgão público; modalidade de associação comunitária, de utilidade pública, sem fins lucrativos, constituída no exercício do direito de associação garantido no art. 5o, XVII, da Constituição Federal / 1988, e que tem por objetivos mobilizar e congregar forças da comunidade para a discussão de problemas locais da segurança pública, no contexto municipal ou em subdivisão territorial de um Município.
Está organizado para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.
Assim, o CONSEP é um inovador ambiente de exercício da cidadania, em que os moradores residentes no espaço por ele abrangido, inteiram-se do trabalho da Polícia Militar e dos órgãos de Defesa Social, tomam consciência da complexidade da intervenção no fenômeno da criminalidade e se mobilizam no sentido do acionamento de outros setores públicos.
Permite, por sua natureza, organizar pessoas e segmentos da sociedade civil para agir nas raízes de problemas crônicos que normalmente deságuam em crimes, como o ingresso de adolescentes e jovens no mundo das drogas, o desemprego e o alijamento social.
É também o local de debate e de promoção da solidariedade entre vizinhos, entre condôminos, entre classes profissionais ou segmentos da comunidade que de algum modo estejam mais expostos à ameaça da criminalidade, como taxistas, motoristas e auxiliares de coletivos, proprietários de estabelecimentos comerciais, comunidade escolar e outros.
É, ainda, o meio de se criarem redes de proteção, nas quais indivíduos reúnem-se e discutem alternativas para colaborar, com atitudes e cuidados objetivos no seu dia-a-dia, para que infratores da lei tenham minimizado as possibilidades de atingir seus intentos delituosos, obstaculizando, portanto, as oportunidades para a prática de infrações, especialmente as que interferem mais na tranquilidade pública.
Dessa forma, o CONSEP pode vir a ser o que já representa em essência: um espaço fundamental na edificação de um mundo mais solidário, menos violento, mais organizado, mais livre.

Saiba mais sobre as ações desenvolvidas pelo CONSEP Itapecerica clicando aqui.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!