Padre que atuava em Pitangui (MG) é afastado após supostas mensagens trocadas com homem casado se espalharem na internet

Por "comportamento moral impróprio e escandaloso", a Diocese de Divinópolis, na região Centro-Oeste do Estado, anunciou na quinta-feira (19) o afastamento de um padre que atuava em Pitangui, cidade de 25 mil habitantes da mesma região. O clérigo, de 58 anos, esteve envolvido em uma polêmica após mensagens trocadas por ele com um homem casado viralizarem nas redes sociais.

A matéria continua após a publicidade

Em uma imagem de uma conversa ocorrida em um aplicativo de troca de mensagens on-line é possível ver um homem não identificado falando que o sacerdote estaria "dando em cima" dele e de outros homens casados desde que chegou na cidade, completando que é casado. "Casado mas não é capado", teria respondido o padre. Depois da resposta, o homem então diz que está ao lado da mulher e que ela viu todas as mensagens.
[caption id="attachment_47176" align="alignnone" width="626"] Reprodução/WhatsApp[/caption]
O decreto de afastamento, assinado pelo bispo diocesano Dom José Carlos de Souza Campos, foi divulgado pela Igreja Católica no portal da Diocese. O documento prevê que o padre em questão perde temporariamente o uso de suas ordens, o que o impede de celebrar a Eucaristia, inclusive em privado, de viver em sua residência oficial e de exercer quaisquer atos ministeriais, como batizados, ouvir confissões e ungir enfermos - exceto em perigo de morte.
"Estas sanções se afiguram como penas medicinais, na expectativa de que a verdade venha à tona e o reverendíssimo padre possa ser readmitido ao exercício do ministério, podendo estas penas ser (sic) retiradas e, tão só expressamente, assim que as acusações forem devidamente apuradas", conclui o texto.
Leia a integra do Decreto
[caption id="attachment_47177" align="alignnone" width="872"] Decreto[/caption]

Motel

Esta não é a primeira vez que o padre de 58 anos vira notícia. Em fevereiro de 2017, ele foi achado ferido em um motel de Divinópolis, às margens da MG-050. Ele entrou no estabelecimento em um carro e acompanhado de um homem, mas só foi encontrado na manhã seguinte, quando uma funcionária abriu a suíte para fazer a limpeza.
O clérigo estava com ferimentos e sintomas de embriaguez, além de a princípio ter se recusado a se identificar. Após ser levado de táxi para um hospital da cidade, ele disse para os médicos que não se lembrava do que aconteceu, mas somente que estava dirigindo um carro.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!