Polícia Civil, Receita Estadual e Ministério Pulico de MG deflagram operação no combate sonegação de impostos no setor de panificação

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Receita Estadual e a Polícia Civil deflagraram, na manhã desta quinta-feira (19), a Operação Lotium, visando o combate à sonegação fiscal no setor de distribuição de produtos de panificação.

  A matéria continua após a publicidade

Foi cumprido um mandado de busca e apreensão em empresa sediada na região da Ceasa, em Contagem. Ela é investigada por comercializar produtos sem nota fiscal, destinados principalmente a padarias localizadas na região de Diamantina.
A Superintendência da Secretaria Estadual de Fazenda, em Montes Claros, identificou irregularidades na aquisição desses produtos, constatando que a empresa atacadista emitia apenas parte das notas fiscais de venda, fato comprovado nas abordagens realizadas junto aos veículos que transportavam as cargas e na verificação do montante dos pagamentos realizados pelos compradores, sempre superior aos valores informados nos documentos fiscais.
Dados iniciais apontam um prejuízo de, pelo menos, R$ 14 milhões aos cofres públicos em receitas de ICMS. Além da sonegação fiscal, o MPMG apura a prática de eventual crime de lavagem de dinheiro.
Esta é mais uma ação desenvolvida no âmbito do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira). O nome Lotium, denominação científica para o joio, é uma referência à expressãoseparar o joio do trigo.
[caption id="attachment_47098" align="alignnone" width="1024"] Divulgação/PCMG[/caption] [caption id="attachment_47099" align="alignnone" width="1280"] Divulgação/PCMG[/caption]

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!