Calor ultrapassa 36°C em pleno inverno e BH tem o dia mais quente do ano

Como previsto pelos meteorologistas, o calor voltou a bater recorde em Belo Horizonte. A temperatura superou os 36°C na tarde desta sexta-feira, em pleno inverno. Por volta das 13h, os termômetros atingiram 36,4°C na Estação da Pampulha, segundo a Defesa Civil. Marca que pode aumentar ainda mais durante a tarde. Esse é o segundo dia consecutivo que a cidade tem o dia mais quente do ano. A umidade relativa do ar chegou a 14%, considerada a mais baixa do ano. Índice pode provocar danos à saúde. Para se ter uma ideia, nos desertos a umidade gira em torno de 10%.

A matéria continua após a publicidade

Maiores temperaturas no ano

  • Janeiro – 33,8º C
  • Fevereiro – 35ºC
  • Março – 32,7ºC
  • Abril – 31,6ºC
  • Maio – 30,4ºC
  • Junho – 30,1ºC
  • Julho - 30,3ºC
  • Agosto - 30,8ºC
  • Setembro - 36,4ºC*
*Dados parciais
Fonte: Inmet
Logo de manhã, o calor deu as caras. Por volta das 9h, no Bairro Santo Agostinho, Região Centro-Sul de BH, a temperatura chegou a 30,3°C. Duas horas mais tarde, esquentou ainda mais. Os termômetros marcaram 35°C na Pampulha, e na Estação do Cercadinho, Região Oeste da capital.  Hoje na capital mineira, teve a temperatura mínima de 22,1°C.
O calorão é provocado por uma massa de ar seco que predomina em Minas Gerais. Nessa quinta-feira, BH registrou, até então, a maior temperatura do ano, com 35,4°C. As temperaturas acima de 30°C estão sendo comuns neste fim de inverno. Mesmo com um refresco, prometido para o fim de semana, os termômetros ainda marcarão valores altos.
“A tendência é de melhorar no fim de semana. Vamos ter a diminuição do calor e a melhora na umidade relativa do ar. A previsão é de 30°C. Continua quente, mas já ajuda um pouco. A umidade relativa do ar deve ficar em 35%”, explicou o meteorologista Claudemir Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O pequeno refresco será porvocado por uma frente fria que avança pelo Sudeste do país.
Secura persiste
A cidade voltou a ter o menor índice de umidade relativa do ar do ano. Os índices atingiram 14%, o que pode trazer danos à saúde. Na quinta-feira, a marca foi de 15%. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera índices entre 21% e 30% como estado de atenção; entre 12% e 20%, de alerta, e abaixo de 12%, estado de emergência. A umidade relativa do ar ideal é 60%.
Alguns cuidados devem ser tomados para evitar danos à saúde com o tempo seco. O período recomendado para a prática de atividades físicas é antes das 10h e após as 17h. Outras orientações são usar roupas leves, fazer refeições frugais, incluindo frutas e verduras, além de usar sombrinha ou guarda-chuva para andar nas ruas no período mais quente.
A hidratação deve ser reforçada com a ingestão de bastante líquido. Os idosos e crianças também atenção, pois são suscetíveis a problemas respiratórios. Para reduzir as consequências do clima seco, a receita é investir na hidratação, consumindo muitos líquidos e lavando o nariz com soro fisiológico, além de hidratar a pele.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!