Polícia Civil realiza 2° Fase da Operação Curupira na Prefeitura de Mariana (MG), assista

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou, na manhã desta terça-feira (27), a 2ª Fase da Operação Curupira. Ao todo foram cumpridos seis mandados de Busca e Apreensão. As equipes estiveram na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Mariana, na casa do Secretário de Meio Ambiente daquela cidade, e na residência de fiscais que atuam no município.

  A matéria continua após a publicidade

Diante da primeira fase que resultou no cumprimento de diversos mandados de Busca e Apreensão e de Prisões Temporárias, a Polícia Civil verificou que pode haver possível fraude na concessão de Licenças Ambientais por parte da Prefeitura de Mariana.
Hoje foram apreendidos diversos documentos e outros objetos, dentre eles computadores, notebooks, aparelhos celulares e documentos de licenciamento ambiental.
A primeira fase da operação foi realizada no dia 23 de maio deste ano nas cidades de Belo Horizonte, Barões de Cocais, Santa Barbara e Mariana. Naquela ocasião três pessoas foram presas e cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos. As investigações giraram em torno da mineradora Transthomasi, suspeita de extração de minério de ferro de forma irregular, falsidade ideológica em documento ambiental, intervenção em área de preservação permanente, além do crime de associação criminosa.

Assista ao vídeo da Operação

Os trabalhos são coordenados pelo Departamento Estadual de Investigação de Crimes contra o Meio Ambiente (DEMA). 30 policiais participaram das ações de hoje. O delegado responsável pelo inquérito, Luiz Otávio Paulon, explicou que o objetivo dos trabalhos foi subsidiar outras investigações em curso. "Realizamos a apreensão destes materiais na data de hoje que serão avaliados e estudados pela nossa equipe. Algumas testemunhas devem ser ouvidas nos próximos dias e o nosso trabalho continua para apuração de todos os fatos" concluiu.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!