Brasil tem quase 35 mil vagas abertas para cargos públicos

Salários chegam a R$ 35 mil; veja dicas de especialistas para passar nas provas

Divulgação

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

O objetivo de grande parte da população brasileira é ter a estabilidade profissional assegurada. E um dos caminhos são os cargos públicos. Entre os diversos concursos 2019 ainda abertos, há órgãos que oferecem mais de 34 mil vagas, com salários que podem chegar a R$ 35 mil, dependendo da função.
 

A matéria continua após a publicidade

De acordo com especialistas, a primeira regra para passar nas provas de concursos é ter autoconfiança, porque os certames são feitos para quem insiste e é disciplinado nos estudos. Nesse sentido, persistência e método fazem toda a diferença.
 
É importante ter motivações sólidas, bem definidas e próprias. Estar preparado é essencial, por isso, os especialistas indicam iniciar os estudos o quanto antes, mesmo que o edital não tenha sido divulgado. O ideal é basear as leituras em editais anteriores e nas tendências dos concursos da sua área.
 
Para estar bem preparado, também é preciso ter planejamento. Por isso, é necessário estabelecer metas que possam ser cumpridas, para se manter motivado e focado. Desligue o telefone, as redes sociais e concentre-se em absorver conhecimento e entender os assuntos. Esse método evita metas inalcançáveis que, ao não ser atingidas, geram sensação de fracasso.
 
Durante essa fase, indica-se resolver o máximo de questões possível. O assunto cobrado nos editais é restrito e, certamente, esses mesmos assuntos voltarão a se repetir nas provas. As respostas devem ser conferidas uma a uma no gabarito, a fim de manter o assunto em foco.
 

Por que prestar concurso?

 
A vantagem da carreira no serviço público que mais atrai os concurseiros é a estabilidade. Diferente da iniciativa privada, em pode-se ser demitido independentemente de quanto tempo de trabalho foi realizado, no serviço público, após três anos de exercício, é garantida a segurança no cargo.  
A remuneração também é um quesito significativo que atrai candidatos para os cargos públicos, já que, em geral, oferece salários melhores que a iniciativa privada para o mesmo nível de escolaridade. Vale lembrar, ainda, que a carreira pública também não exige experiência prévia. Assim, independentemente da idade ou da experiência, qualquer pessoa pode se candidatar a uma vaga.
Direitos: além dos direitos comuns aos trabalhadores formais previstos na CLT, o servidor recebe adicional por tempo de serviço, e as licenças remuneradas incluem afastamento de três meses a cada cinco anos trabalhados, possibilidade de realizar cursos de capacitação e reciclagem, licença-prêmio, licença não-remunerada por períodos de até dois anos e abono de determinado número de faltas anuais. Algumas carreiras também oferecem planos de previdência complementar.
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com