Nova fase da Lava-Jato mira suspeita de pagamento de propina a ex-ministros

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quarta-feira, (21/8), a a 63ª fase da Operação Lava-Jato, denominada Carbonara Chimica. Cerca de 40 Policiais Federais cumprem dois mandados de prisão temporária e 11 mandados de busca e apreensão em São Paulo e na Bahia.

  A matéria continua após a publicidade

Segundo a PF, esta fase investiga a suspeita de pagamentos periódicos por parte da Odebrecht a dois ex-ministros identificados na planilha da empreiteira como "Italiano" e "Pós-Itália". Em depoimento, Marcelo Odebrecht afirmou que "Italiano" se referia ao ex-ministro Antônio Palocci e "Pós-Itália" era Guido Mantega.
O pagamento da propina tinha como objetivo, entre outras coisas, a aprovação de Medidas Provisórias que instituiriam um novo refinanciamento de dívidas fiscais (Refis da Crise – MPs 470/2009 e 472/2009).
Segundo a investigação, há indícios de que parte dos valores indevidos teria sido entregue a um casal de publicitários como forma de disfarçar a origem do dinheiro. Foi determinada ordem judicial de bloqueio de ativos financeiros dos investigados no valor de R$ 555 milhões.Os presos serão levados para a sede da PF em São Paulo, e devem ser trasladados para a Superintendência do Paraná, onde serão interrogados. Os mandados foram expedidos pela 13ª. Vara Federal de Curitiba (PR).

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!