Carro voador japonês faz voo de um minuto em teste

A empresa japonesa NEC realizou um “voo” de um minuto com o protótipo de carro voador da marca. O projeto foi apresentado ao público e o voo, na verdade, foi a manutenção do modelo parado no ar por um minuto. O desenvolvimento tem apoio do governo japonês, que quer uma frota desse tipo de veículo em 2030.

A matéria continua após a publicidade

Além de apoiar o projeto, o governo criou uma “pista de testes” para carros voadores na área de Fukushima, no norte do Japão. A região é a mesma que foi devastada em 2011 por um tsunami, terremoto e desastre nuclear.
O alvo do teste é criar uma transição sem problemas entre dirigir e voar. Como exemplo, durante a apresentação foi citado o filme ‘De volta para o futuro’. Ainda assim, alguns dos problemas do projeto continuam sendo a autonomia das baterias e preocupações com regulamentação e segurança.
Segundo a NEC, seu carro voador foi projetado para voos de entregas, mas utiliza tecnologias que a companhia utiliza em outras áreas, como viagem espacial e segurança cibernética.
Carro voador
Apesar do nome “simples”, o conceito por trás desses projetos é complexo. Os projetos são chamados pela sigla generalista EVtol Aircraft, que é a versão comprimida de “Eletric vertical takeoff and landing”, ou Aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical.
Os carros voadores são definidos como um produto de propulsão elétrica ou híbrida, com capacidade de direção autônoma e que podem pousar ou decolar verticalmente. A proposta, antes de tudo, é que sejam mais fáceis de guiar que helicópteros e possam ser utilizados para superar o trânsito em cidades altamente congestionadas, transporte de cargas ou viagens de lazer.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!