Atriz Ruth de Souza morre aos 98 anos no Rio de Janeiro

A atriz Ruth de Souza morreu, na manhã deste domingo, aos 98 anos. A atriz estava internada desde o último dia 25 no CTI do Hospital Copa D'Or, em Copacabana, na Zona Sul do Rio. A assessoria da Rede D'Or informou que a artista faleceu às 11h20. As causas da morte não foram divulgadas.

A matéria continua após a publicidade

DONA RUTH
Ruth de Souza Ruth, dona Ruth ou Ruthinha, como é carinhosamente chamada, tem mais de 70 anos dedicados ao teatro, TV e cinema. A atriz é reconhecida como a "primeira dama negra no teatro, cinema e televisão".
Ela foi a primeira brasileira indicada ao prêmio de Melhor Atriz em um festival internacional de cinema, por "Sinhá Moça", no Festival de Veneza, em 1954. Além disso, foi a primeira negra a se tornar protagonista em uma novela na Globo, em "A Cabana do Pai Tomás", exibida em 1969.
Neste Carnaval, a Acadêmicos de Santa Cruz fez um enredo em homenagem à atriz. "Me preparei como se fosse estrear uma peça de teatro. Estou muito feliz, mas com medo da chuva estragar tudo", disse a veterana atriz, na sexta-feira de Carnaval.

Atriz fez mais de 20 novelas

Como uma das pioneiras da TV brasileira, a atriz participou de programas de variedades e musicais no início das transmissões da TV Tupi, até adaptar para a televisão, com Haroldo Costa, a peça "O filho pródigo", que havia encenado no Teatro Experimental do Negro. A primeira novela foi "A deusa vencida" (1965), de Ivani Ribeiro, na TV Excelsior.
Ruth de Souza foi contratada pela Globo em 1968, para atuar na novela "Passo dos ventos", de Janete Clair. Na emissora, fez mais de 20 novelas. Entre elas: "A cabana do Pai Tomás", "Pigmalião 70", "Os ossos do barão", "O rebu", "Duas vidas" e "O clone", entre outras.
Em "Sinhá Moça" Ruth fez uma dupla inesquecível com Grande Otelo. Também autou em seriados como "Memorial de Maria Moura" e "Na Forma da Lei".
No cinema, Ruth participou de mais de 30 filmes, incluindo "Sinhá Moça", de Tom Payne. O filme levou Ruth a concorrer ao prêmio de Melhor Atriz do Festival de Veneza de 1954. A atriz esteve também no clássico "O assalto ao trem pagador" (1962), de Roberto Farias, e "As filhas do vento", de Joel Zito Araujo, com o qual foi premiada no Festival de Gramado de 2004.
Ruth de Souza era grande admiradora do cinema por entender que era onde o artista negro tinha mais oportunidades.
"O cinema sempre deu mais oportunidade para o negro, desde o Grande Otelo. Eu tive sorte na continuidade de trabalho, tanto no teatro quanto na televisão. Sempre tive trabalho, mas são poucos os negros que têm. Isso foi benção de Deus”, declarou

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!