Receita localiza 1,4 tonelada de cocaína em carga de fígado de frango no Porto de Santos (SP)

Na maior apreensão de cocaína neste ano no Porto de Santos, técnicos da Receita Federal encontraram nesta quinta-feira (11) 1.425 kg da droga escondidos em um carregamento de fígado de frango congelado. O entorpecente teria como destino Valência, na Espanha.

A matéria continua após a publicidade

Com peso total de 70 toneladas, a carga de frango congelado estava acondicionada em estrados de madeira dentro de três contêineres de 40 pés cada. Suspeita-se que a cocaína foi escondida no meio da mercadoria lícita sem a ciência de exportadores e importadores.
Até o momento, ninguém foi preso, e a Polícia Federal (PF) investiga a logística do narcotráfico internacional. Na segunda-feira (8), pai e filho italianos, procurados pela Justiça de seu país, foram capturados pela PF em um prédio de luxo de Praia Grande, onde moravam havia cerca de dois anos.
Nicola Assisi e o filho, Patrick, são acusados de integrar a ’Ndrangheta, a mais poderosa máfia italiana. A organização criminosa da Calábria, no Sul daquele país, teria se aliado à facção brasileira Primeiro Comando da Capital (PCC) para enviar cocaína para a Europa pelos portos de Santos e Paranaguá (PR).
[caption id="attachment_42449" align="alignnone" width="700"]Carregamento tinha como destino a cidade de Valência, na Espanha (Foto: Divulgação/Receita Federal) Carregamento tinha como destino a cidade de Valência, na Espanha (Foto: Divulgação/Receita Federal)[/caption]
Números
Apesar de o frango estar em três contêineres, os 1.425 kg de cocaína foram introduzidos no meio de quatro estrados do mesmo cofre de carga. Depois da apreensão desta quinta-feira, a segunda maior de 2019 no Porto de Santos ocorreu no dia 8 de abril.
Nesta data, foram interceptados 1.165 kg de cocaína. A droga estava em uma carga de madeira, cujo destino seria o Porto de Antuérpia, na Bélgica.
Em 2019, já foram mais de 13,5 toneladas do entorpecente retiradas de circulação. O recorde histórico, de 23,1 toneladas, foi registrado no ano passado.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!