Primeira onda de frio derruba as temperaturas e causa chuva em São Paulo

A primeira onda de frio neste inverno, estação que começou no dia 21 de junho, chegou na madrugada desta quinta-feira (4) na capital paulista. A frente fria derrubou as temperaturas e provocou chuva, que deve perdurar por toda esta quinta. O aguaceiro foi um empecilho no caminho do paulistano ao trabalho nas primeiras horas do dia.

A matéria continua após a publicidade

Por volta das 6h desta quinta, foram registrados 28 pontos de alagamentos em todas as regiões da cidade de São Paulo. Três horas depois, às 9h, o número de alagamentos chegava a oito, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), órgão da prefeitura.
A chuva se intensificou às 10h20 e colocou as regiões norte, sul, leste, oeste, sudeste, além de áreas da marginais Tietê e Pinheiros, em estado de atenção para alagamentos.
A chuva quebrou uma sequência de 28 dias de tempo seco e baixa umidade na capital -não chovia desde o dia 5 de junho, segundo o CGE.
Segundo dados parciais da prefeitura, até as 10h42 havia chovido 27,7 milímetros, e a média para o mês de julho é de 43,5 mm. Freguesia do Ó, Jabaquara, Santo Amaro, Butantã e Pinheiros registraram os maiores volumes de chuva na manhã desta quinta.
A madrugada atingiu temperatura mínima de 15º C, mas esse índice pode cair um pouco mais à noite, quando são esperados 13º C. O tempo fechado e chuvoso deve inibir a elevação da temperatura ao longo do dia.
A máxima não deve superar os 21ºC, e a umidade estará acima dos 55%.
Segundo os meteorologistas consultados pela reportagem, as temperaturas continuarão baixas nos próximos dias, inclusive há previsão de recorde de temperatura mínima na cidade de São Paulo no final de semana.
A menor temperatura prevista na cidade deve atingir a casa de 6ºC no sábado (6). Em bairros mais afastados, o índice previsto deve ser ainda menor.
A temperatura mínima mais baixa deste ano ocorreu no dia 9 de junho, quando a cidade marcou 9,4ºC de média, enquanto em Engenheiro Marsilac (zona sul), o índice foi ainda menor, com 3,5ºC, afirma o CGE.
A chuva continua nesta sexta-feira (5) desde a madrugada até o fim da tarde. A temperatura mínima começa em 11ºC e a máxima, em 15ºC. No sábado, além dos 6º C previstos, a maior temperatura do dia não deve passar dos 15ºC.
"A sensação de frio será potencializada em função do ar frio polar e dos ventos que sopram do quadrante sul/sudeste. O sábado vai terminar sem previsão de chuvas", diz o CGE.
Frio pelo País
A massa de ar polar também derrubou as temperaturas nas regiões Sul e Centro-Oeste nesta quinta, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), órgão responsável por monitorar as condições climáticas do país.
Temperaturas abaixo de 0 graus Celsius foram registradas nas áreas de serra e planalto do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Nos três estados, a previsão é que os termômetros alcancem -5 ºC entre a manhã desta quinta e o domingo (7).
O frio mais intenso também deve atingir áreas de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul no final de semana. As mínimas previstas para as primeiras horas do dia são de 5 °C.
Na região Sul, o pico de frio deve ocorrer até sábado. Nas outras regiões, as temperaturas mais baixas serão no final de semana, com aumento gradual a partir da próxima segunda-feira (8).

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!