Conta de água em Minas tem reajuste médio de 8,38% a partir de agosto; veja os índices por categoria

A fatura de água e esgoto da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) vai sofrer um reajuste médio de 8,38%, que começa a valer em 1º de agosto. Para o cliente residencial que consome 10 m³ (10 mil litros) mensais, por exemplo, a conta sobe de R$ 72,93 para R$ 81,41, alta de  11,6%. Os impactos sentidos pelos usuários, no entanto, variam de acordo com as categorias e faixas de consumo.
Confira a tabela:
[caption id="attachment_42005" align="alignnone" width="653"]Reprodução/Arsae Reprodução/Arsae[/caption]
O reajuste da tarifa foi autorizado pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) por meio de uma resolução publicada no Minas Gerais em 29 de junho. O índice médio é quase duas vezes o valor da inflação registrada nos últimos 12 meses, 4,94%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

A matéria continua após a publicidade

Conforme a agência reguladora, em 2019, a receita tarifária base foi reajustada em 4,09% (Índice de Reajuste Tarifário), sendo 3,73% referentes a correções inflacionárias e 0,36% resultante dos incentivos tarifários. Contudo, devido aos componentes financeiros, compostos principalmente por regras definidas na revisão tarifária de 2017, o impacto a ser sentido pelos usuários nesse ano será de 8,38%, em média (Efeito Tarifário Médio).
Os subsídios para investimento na Copanor, subsidiaria integral da Copasa que atende a região nordeste do estado, e os repasses para fundos municipais de saneamento básico (previstos na lei federal 11.445/2007) são os componentes financeiros que também pesaram no reajuste atual.
De acordo com a Arsae-MG, os valores obedecem a critérios de capacidade de pagamento dos usuários da Copasa, mantendo o patamar de comprometimento da renda abaixo de 3% que é o padrão sugerido pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Em nota, a Copasa esclarece que os reajustes tarifários anuais têm o objetivo de repor a inflação e proporcionar os investimentos para garantir a eficiência dos serviços. Atualmente, a companhia possui concessão de água em 590 municípios mineiros, operando em 581 deles. Desses municípios, há concessão de esgoto em 253, com operação em 222.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!