Metrô funciona parcialmente nesta sexta-feira em SP; ônibus municipais com operação normalizada

O Metrô em São Paulo está funcionando parcialmente nesta sexta-feira (14), no dia em sindicatos organizam paralisações contra a reforma da Previdência. Os ônibus municipais estão com 100% da frota operando, segundo a SPTrans. Os trens da CPTM operam normalmente.

A matéria continua após a publicidade

  • Metrô: Linha 15-Prata paralisada; linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha funcionam parcialmente; 4-Amarela e 5-Lilás funcionam normalmente
  • CPTM: Funciona normalmente
  • Ônibus municipais: Funcionam normalmente.
  • Ônibus intermunicipais: Funcionam parcialmente.
  • Aeroportos: Funcionam normalmente.
O trânsito na capital paulista registrou trânsito acima da média por volta das 7h, com 51 km de congestionamento, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Protestos

Na Avenida dos Estados, no sentido do ABC paulista à capital, um grupo ateou fogo em pneus na altura da Avenida Antonio Cardoso, em Santo André. Bombeiros controlaram o fogo por volta das 6h45.
[caption id="attachment_41246" align="alignnone" width="1600"]Manifestantes colocaram fogo em pneus na Avenida dos Estados, em Santo André — Foto: Reprodução/TV Globo Manifestantes colocaram fogo em pneus na Avenida dos Estados, em Santo André — Foto: Reprodução/TV Globo[/caption]
Um grupo de manifestantes, que se concentrou na USP, ocupava, por volta das 6h40, a Rua Alvarenga e a Avenida Afrânio Peixoto, em frente à portaria principal da Cidade Universitária. O bloqueio das vias é total.
Na Avenida 23 de Maio, na altura do viaduto da Avenida Brigadeiro Luís Antônio, manifestantes colocaram fogo em pneus nos dois sentidos da via. Bombeiros chegaram ao local e, por volta das 7h40, as chamas foram extintas. Equipes das Prefeitura realizam a limpeza das pistas, enquanto o congestionamento cresce nos dois sentidos da avenida.
[caption id="attachment_41247" align="alignnone" width="1600"]Manifestação na Avenida 23 de Maio — Foto: Reprodução/TV Globo Manifestação na Avenida 23 de Maio — Foto: Reprodução/TV Globo[/caption]
Por volta das 6h35, manifestantes ocupam uma faixa do Corredor Norte-Sul, sentido Zona Sul, entre a Ponte das Bandeiras e a Avenida do Estado. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, manifestantes ocupavam uma faixa da rodovia Régis Bittencourt, na região de Taboão da Serra.
[caption id="attachment_41248" align="alignnone" width="1600"]Manifestação no Corredor Norte-Sul — Foto: Reprodução/TV Globo Manifestação no Corredor Norte-Sul — Foto: Reprodução/TV Globo[/caption]

Ônibus

A SPTrans informou que, por volta das 7h, o sistema municipal de transporte público coletivo opera com 100% das 1.207 linhas previstas para esta faixa horária, com 100% da frota de veículos em operação. Nenhuma operadora tem interrupção na saída da frota.
Em entrevista por telefone ao Bom Dia SP, o prefeito Bruno Covas (PSDB) disse que, por conta da paralisação parcial de linhas do Metrô, "algumas linhas foram prolongadas e outras foram reforçadas para diminuir lotação". Segundo o tucano, todos os 29 terminais de coletivos municipais funcionavam normalmente nesta manhã.
Prolongamento de linha
Na Zona Norte, as linhas 1722/10 (Jardim Marina/Metrô Tucuruvi), 178Y/10 (Vila Amélia/Metrô Jardim São Paulo), 2023/10 (Metrô Tucuruvi/Cachoeira) e 1767/10 (Metrô Tucuruvi/Pq. Edu Chaves) estão prolongando o atendimento aos usuários até o Terminal Santana.
[caption id="attachment_41249" align="alignnone" width="1600"]Passageiros formam fila no bairro de Santana, na Zona Norte de São Paulo — Foto: Tatiana Santiago/G1 Passageiros formam fila no bairro de Santana, na Zona Norte de São Paulo — Foto: Tatiana Santiago/G1[/caption]
Foram criadas emergencialmente as linhas Tucuruvi/Correios, operando com 7 ônibus articulados, e outra de Santana/Correios, com 7 ônibus articulados, ambas com cobrança de tarifa. Na Zona Sul, foi criada uma linha com 12 ônibus articulados para fazer o trajeto entre o Metrô Jabaquara e o Metrô Paraíso. Também com cobrança de tarifa.
Na Zona Leste, houve reforço de 20 veículos superarticulados na frota da linha 4310/10 (Metrô Itaquera/Term. Pq D. Pedro II), totalizando frota de 66 coletivos em operação. As linhas 407P/10 Term. Cidade Tiradentes/Metrô Tatuapé e 3539/10 Cidade Tiradentes - Metrô Bresser também foram reforçadas com três ônibus cada.
Terminais que estão em operação:
  • Pq. D. Pedro II
  • Santo Amaro
  • Grajaú
  • Campo Limpo
  • Capelinha
  • Sacomã
  • Vila Nova Cachoeirinha
  • Bandeira
  • João Dias
  • Varginha
  • Pirituba
  • Cidade Tiradentes
  • Jd. Ângela
  • Pinheiros
  • Lapa
  • Mercado
  • Guarapiranga
  • Carrão
  • Parelheiros
  • Sapopemba
  • A.E. Carvalho
  • Princesa Isabel
  • Penha
  • São Miguel
  • Aricanduva
  • Amaral Gurgel
  • Casa Verde
  • Vila Prudente
  • Itaquera
Por causa da operação parcial na Linha 3-Vermelha do Metrô, pessoas se aglomeram, por volta das 7h, em ônibus no Terminal Itaquera, na Zona Leste, para conseguir chegar ao trabalho.
[caption id="attachment_41250" align="alignnone" width="1600"]Pessoas formam fila para entrar em ônibus no Terminal Itaquera, na Zona Leste de SP — Foto: Reprodução/TV Globo Pessoas formam fila para entrar em ônibus no Terminal Itaquera, na Zona Leste de SP — Foto: Reprodução/TV Globo[/caption]

Metrô

Por volta das 6h15, o Metrô informou que a Linha 15-Prata está paralisada. As linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha estão com operação parcial. As linhas 4-Amarela e 5-Lilás, que são privatizadas, estão operando normalmente.
Atualização dos trechos em operação às 7h55:
  • Linha 1-Azul: Ana Rosa até Luz
  • Linha 2-Verde: Clínicas até Alto do Ipiranga
  • Linha 3-Vermelha: Mal. Deodoro até Tatuapé
  • Linha 15-Prata: Operação paralisada
  • Linhas 4-Amarela e 5-Lilás: Operação normal
[caption id="attachment_41251" align="alignnone" width="1600"]Usuários na entrada da estação Tucuruvi do Metrô de SP — Foto: Tatiana Santiago/G1 Usuários na entrada da estação Tucuruvi do Metrô de SP — Foto: Tatiana Santiago/G1[/caption]
Em nota, o Metrô de São Paulo disse que não concorda com a decisão de paralisação anunciada pelo Sindicato dos Metroviários e está tomando todas as medidas para minimizar o impacto para os mais de 5 milhões de passageiros diários.
Segundo o Metrô, um plano de contingência será colocado em prática conforme os metroviários se apresentarem para trabalhar. A estatal afirmou que a Justiça determinou que o serviço funcione com pelo menos 80% da capacidade nos horários de pico.

Trens da CPTM

[caption id="attachment_41252" align="alignnone" width="1600"]Informativo da CPTM na estação Aeroporto sobre paralisação nas linhas do Metrô de São Paulo — Foto: Tatiana Santiago/G1 Informativo da CPTM na estação Aeroporto sobre paralisação nas linhas do Metrô de São Paulo — Foto: Tatiana Santiago/G1[/caption]
Por volta das 6h20, o site da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informava que todas as linhas operavam normalmente.

Linhas intermunicipais da EMTU

Na região metropolitana, a EMTU informou que as linhas operadas pela Mairiporã, na região de Guarulhos, começaram a circular. Por volta das 7h50, estão paralisadas as empresas Atual, Viação Guarulhos, Real, Transdutra e Vila Galvão. No Corredor ABD e nas demais linhas da Grande SP, a operação está normal, segundo a empresa.
Nas linhas intermunicipais, por volta das 6h20, o Terminal Metropolitano de Taboão, da EMTU, em Guarulhos, os ônibus não operam, apenas os micro-ônibus municipais.
[caption id="attachment_41253" align="alignnone" width="1600"]Plataformas para ônibus intermunicipais no Terminal Taboão vazias em dia de paralisação — Foto: Aldieres Batista/TV Globo Plataformas para ônibus intermunicipais no Terminal Taboão vazias em dia de paralisação — Foto: Aldieres Batista/TV Globo[/caption]

Rodízio mantido

Horas depois de ter anunciado a suspensão do rodízio de veículos, a Prefeitura de São Paulo voltou atrás e decidiu manter o rodízio nesta sexta-feira. Sendo assim, os veículos com placas finais 9 e 0 não poderão circular no centro expandido de São Paulo nos períodos de 7h às 10h e das 17h às 20h desta sexta.
Também está mantida a Zona Máxima de Restrição a Fretados e as regras de utilização da Zona Azul em toda a cidade de São Paulo.
Sobre o rodízio não ter sido suspenso, Covas afirmou: “Ontem (13), durante a tarde, havia a expectativa de greve de ônibus, mas após, conversa com líderes sindicais, indicando que haveria somente protesto, então decidimos não suspender o rodízio”.
Covas disse ainda que a Prefeitura vai monitorar a situação durante o dia para decidir se suspende ou não o rodízio. “Estamos avaliando para, se caso for, suspender o rodízio no fim do dia".

Hospitais

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo informou que todos os equipamentos de saúde da capital estarão funcionando nesta sexta-feira. Na rede estadual, o governo afirmou que não haverá paralisação de funcionários.
Nos hospitais particulares, a Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (FEHOESP), representante de 55 mil serviços privados de saúde no estado, informa que todos os serviços de saúde manterão o funcionamento normal e que não há nenhuma informação sobre suspensão de atendimento. No entanto, recomenda que pacientes com casos que não sejam urgentes, aguardem melhor data para comparecer aos serviços de saúde, para que evitem eventuais transtornos.

Escolas

O sindicato que representa os professores da rede municipal de São Paulo disse que vai aderir à greve nesta sexta-feira.
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo orientou que todas as escolas estaduais permaneçam abertas e com aulas nesta sexta-feira. Em caso de eventuais faltas, o superior imediato irá analisar a justificativa apresentada, de acordo com a legislação.

Aeroportos

Nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos a operação está funcionando normalmente.
[caption id="attachment_41254" align="alignnone" width="1000"]Painel em Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, indica funcionamento normal do aeroporto — Foto: G1/G1 Painel em Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, indica funcionamento normal do aeroporto — Foto: G1/G1[/caption]

Bancos

Os trabalhadores de bancos públicos e privados de São Paulo, Osasco e região decidiram aderir à paralisação desta sexta em assembleia no início da semana. Dessa forma, as agências não devem abrir às 10h, segundo o sindicato da categoria.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!