Prefeitura de Montes Claros anuncia empresa de Transporte público vencedora da licitação e concessão pública

A Prefeitura de Montes Claros (MG) anunciou no Diario Oficial do município o nome da empresa vencedora da licitação e concessão pública para operação dos serviços de transporte coletivo urbano no município. Dois consórcios disputavam a concorrência. A exploração do serviço, que é válida por 20 anos, vai ficar a cargo da empresa Mocbus.

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A principal novidade é que pela primeira vez, os ônibus serão obrigados a ter ar-condicionado. Entre as exigências também estão: o aumento do número de ônibus em circulação, compra de veículos modernos e sistema de GPS para os usuários acompanharem em tempo real o trajeto em todas as linhas da cidade. Além disso, a concessionaria deverá renovar totalmente a frota a cada cinco anos e implantar estações de integração e também repassar R$ 10 milhões para prefeitura que irá investir em infraestrutura.
O edital do processo licitatório prevê também a ampliação do serviço especial para deficientes físicos (Transpecial), bem como a manutenção do Vale Verde. Atualmente o sistema de transporte coletivo municipal de Montes Claros conta com 36 linhas, o que soma um total de 152 veículos. Em dias úteis são realizadas cerca de 1.000 viagens.
Além de implantar redes de integração e assegurar preços justos para os usuários, a empresa para gerir o serviço deverá implementar gradativamente, durante os 20 anos, cerca de 160 novos veículos à frota.
Nos anos de 2017 e 2018 a Prefeitura de Montes Claros promoveu uma série de audiências públicas nas principais regiões da cidade para ouvir as demandas da população com relação ao transporte coletivo. Todas as informações foram catalogadas e usadas como base para a formulação do edital de concessão dos serviços.

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