Novo golpe Sequestra contas do WhatsApp com ajuda do próprio usuário; saiba como se proteger

Imagine um cibercriminoso ter acesso à sua conta de WhatsApp. Saber que alguém tem acesso a todos os seus contatos, conteúdos salvos e conversas já seria horrível suficiente. Mas imagine que tudo isso ocorreu com uma ajudinha sua.
O alerta sobre um novo tipo de golpe contra usuários do aplicativo de bate-papo foi feito pelo laboratório de pesquisa ESET América Latina, empresa presente em 180 países e com escritório em cidades como São Paulo. Especializado em detectar ameaças no ambiente virtual, o grupo descobriu que o sequestro das contas de WhatsApp é feito por meio de um ataque conhecido como QRLjacking.

A matéria continua após a publicidade

A ação se aproveita de técnicas de engenharia social para atacar não apenas o WhatsApp, como outros aplicativos que usam um código QR para registro e uso em um computador. No caso do WhatsApp, o QR é gerado quando o usuário acessa o aplicativo no desktop, por meio do endereço oficial (https://web.whatsapp.com). Quando esse código é escaneado, o usuário pode acessar sua conta no computador - o que pode facilitar a vida incrivelmente, dependendo do propósito e/ou do volume de conteúdo a ser tratado. É o famoso WhatsApp Web.
É exatamente por meio dessa função que os hackers atacam, informa a ESET: eles convencem as vítimas a escanear um código QR enganoso, que, em vez de apresentar uma página oficial do WhatsApp, exibe uma página falsa que tenta sequestrar a sessão de WhatsApp dos usuários.
O laboratório de pesquisa lembra que o código QR é uma imagem que, uma vez interpretada, pode conter uma URL ou qualquer outra informação capaz de ser compreendida pelo dispositivo. O WhatsApp usa esse código para conceder o acesso dos usuários ao sistema de mensagens sem qualquer outro tipo de validação adicional. Sabendo dessa particularidade, os
cibercriminosos foram meticulosos: desenvolveram ferramentas capazes de capturar e armazenar a imagem do código QR gerada pelo WhatsApp e criam um novo código, do mesmo tipo, para mostrar à vítima.
Feita a invasão, a sessão do usuário é armazenada no computador do hacker e ele pode usá-la da maneira como quiser. Detalhe: o "sequestro" da conta ocorre sem que o uso do aplicativo no celular da vítima seja necessariamente interrompido.
A ESET adverte que todos os aplicativos que usam o código QR podem sofrer ataques semelhantes. Daniel Barbosa, especialista em segurança da informação da ESET América
Latina, aponta que uma alternativa possível seria aumentar o nível de controle para o código QR ser usado com maior segurança. "Há também a necessidade de conscientização por parte dos fabricantes para que os dados dos usuários sejam cada vez mais protegidos e os aplicativos tenham mais recursos voltados para a segurança de todos", definiu. Dicas de segurança.
A empresa sugere algumas ações que servem como dicas para evitar o sequestro da conta: Use redes públicas ou não confiáveis o mínimo que puder, pois ataques como esse em geral acontecem quando o cibercriminoso está na mesma rede que suas vítimas. Se precisar usar redes públicas, evite acessar informações que não são extremamente necessárias naquele momento.
Conheça os aplicativos que utiliza e suspeite se algum anúncio pedir para digitalizar o código QR em troca de algum benefício ou como parte de um processo além da validação. No caso do WhatsApp, o código QR serve exclusivamente para permitir que o aplicativo seja usado no computador. Não bobeie: mesmo em redes consideradas seguras, manter a atenção é sempre uma prática recomendada para ao menos ajudar a evitar diferentes tipos de incidentes de segurança. Fique atento para a resposta do app ao seu comando: se escanear um código e não receber nenhuma ação em resposta, provavelmente você sofreu um ataque. Se tiver dúvidas, vá à tela principal do WhatsApp, selecione a opção "WhatsApp Web" e encerre todas as sessões que foram iniciadas. Isso derruba o acesso de criminosos à conta imediatamente.
Mantenha ativados todos os programas de segurança: tenha esses mecanismos sempre configurados para bloquear ameaças, tanto no smartphone quanto no computador.
Mantenha programas e aplicativos usados constantemente atualizados: em geral, as atualizações trazem novos recursos e corrigem eventuais falhas de segurança dos programas.

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!