Guarda Civil recupera moto com auxílio do sistema de câmeras em Praia Grande

Uma motocicleta foi recuperada e um homem foi preso após uma ação integrada entre o sistema de monitoramento de câmeras da Prefeitura de Praia Grande e a equipe de motos (Romu) da Guarda Civil Municipal (GCM). O flagrante é uma mostra da eficiência do sistema, pioneiro na região e referência no Estado e até no País.
[caption id="attachment_40916" align="alignnone" width="1000"]Hoje, Praia Grande possui 2.136 câmeras de monitoramento instaladas — Foto: Divulgação/PMPG Hoje, Praia Grande possui 2.200 câmeras de monitoramento instaladas — Foto: Divulgação/PMPG[/caption]
De acordo com a GCM, uma informação a respeito de que uma moto tipo cargo havia sido roubada, no Bairro Vila Sônia, por dois homens armados foi passada ao Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe). Imediatamente, os operadores passaram a fazer buscas nas imagens das imediações do local indicado e logo conseguiram ver um homem estacionando uma moto com as mesmas características das informadas na denúncia, próximo à Escola Municipal Antônio Peres.
Equipes da Romu (Ronda Ostensivas com Motos) se dirigiram ao local e conseguiram fazer a abordagem ao homem, que ao ser questionado sobre a propriedade do veículo acabou confessando o crime. Foi dada voz de prisão ao acusado e levado à Delegacia-sede, onde ele foi reconhecido como sendo uma das pessoas que efetuou o roubo momentos antes. A motocicleta foi devolvida à vítima.
Investimento
Praia Grande tem investido maciçamente em Segurança Pública, principalmente na aquisição de novas câmeras de videomonitoramento. Ainda este ano, cerca de 600 câmeras serão instaladas entre os bairros Mirim e Solemar, somando-se às 2.200 já existentes.
A Cidade conta ainda com modernos softwares que auxiliam não apenas o trabalho da GCM mas também das polícias Militar e Civil, como o reconhecimento facial, reconhecimento ótico de caracteres (OCR) e vídeo analítico. Somente o sistema de cerco eletrônico já foi responsável por uma redução de mais de 60% nos casos de roubos e furtos de veículos no Município. 

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!