Sobe para 20 centímetros deslocamento de talude em mina da Vale em Barão de Cocais

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Sobe para 20 centímetros, neste domingo (26), o nível de deslocamento do talude norte em alguns pontos isolados do complexo minerário da Mina Gongo Soco, em Barão de Cocais, na região Central de Minas. A informação foi divulgada nesta manhã pela Agência Nacional de Mineração (ANM).

 

A matéria continua após a publicidade

Também foi informado que a velocidade de deformação na porção inferior do talude norte é de 15,5 cm/dia. A expectativa é grande no local, já que encerrou-se nesse sábado (25) o prazo oficial estimado para que o talude se rompesse.
Também nesse sábado, o superintendente de gestão de risco da Defesa Civil de Minas Gerais, major Eduardo Lopes, informou em entrevista ao Hoje em Dia que o deslocamento permanecia com uma deformação não uniforme na ocasião e que isso gerava uma série de possibilidades, incluindo o deslizamento completo ou parcial da estrutura.
A Vale informou, por meio de nota, que a movimentação do talude é monitorada 24h por dia. A empresa reforçou que “não há elementos técnicos que possam afirmar que o eventual deslizamento de parte do talude poderia desencadear a ruptura da barragem”.
Fonte Hoje em Dia
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com